Desenvolver um setor de RH estratégico exige ações bem definidas para identificar e solucionar problemáticas dentro da empresa e garantir o melhor fluxo das atividades. A análise de perfil comportamental pode ser uma ótima aliada sua nesse processo, ela é uma grande aliada!

Se você nunca ouviu falar sobre isso, não se preocupe: neste artigo explicamos o que é análise de perfil comportamental, suas vantagens e aplicações.

 

O que é análise de perfil comportamental?

É fácil resumir dizendo que essa análise avalia o comportamento, mas para entender o que é análise de perfil comportamental precisamos ir além.

Aplicada por meio de testes, ela permite descobrir mais sobre as competências técnicas e comportamentais de candidatos em processos seletivos ou até mesmo de funcionários efetivos.

Ela identifica pontos negativos e positivos de cada pessoa, analisando reações a influências externas e internas. É uma análise que permite conhecer melhor seus colaboradores.

Tudo isso é feito com o objetivo de melhorar a rotina da sua empresa e, consequentemente, o desempenho dos funcionários.

 

Quais as vantagens da análise de perfil comportamental?

É importante saber que a análise de perfil comportamental pode ser utilizada em diversos momentos na sua empresa.

Ela pode ajudar desde a escolha de um candidato novo, reduzindo custos de recrutamento e seleção, ou na rotina da empresa, ajudando a identificar o que pode ser melhorado e os resultados positivos no desempenho de cada profissional.

Mas as vantagens da análise de perfil comportamental vão além. Confira:

 

1. Conhecimento sobre os funcionários

A ferramenta de análise de perfil comportamental pode ser uma ótima aliada para a gestão estratégica de pessoas.

Quanto mais você entende sobre as capacidades e necessidades dos seus funcionários, melhor você consegue estruturar um planejamento de RH.

O teste de perfil comportamental oferece muitos dados sobre as características dos profissionais, por isso vale a pena aplicá-lo.

 

2. Estratégias de gestão mais efetivas

Identificar as problemáticas e diferenciais da sua equipe permite traçar estratégias de gestão mais efetivas com o objetivo de aumentar a produtividade da empresa.

Lembre-se de levar em conta os resultados individuais de cada avaliação comportamental, respeitando pontos positivos e negativos.

Uma boa gestão é aquela que sabe trabalhar com as fraquezas de seus colaboradores e enaltecer as forças. Conhecer os seus funcionários é um grande diferencial no mercado.

 

3. Otimização do clima organizacional

O teste de perfil comportamental permite otimizar o clima organizacional da empresa, ou seja: promover um ambiente de trabalho mais agradável aos colaboradores.

Isso motiva a equipe e não é novidade que uma equipe motivada é muito mais comprometida e produtiva, não é?

Além da ferramenta de análise de perfil comportamental, utilize a pesquisa de clima organizacional para acompanhar o desenvolvimento da equipe.

 

Utilize um software para o teste de perfil comportamental!

Para ter um resultado mais assertivo na análise, você pode utilizar um software para aplicá-la. Uma dica é usar o Socium Assessment, o nosso software, do Grupo Socium, feito especialmente para você e sua empresa.

Nosso software é a ferramenta de análise de perfil comportamental mais avançada e garante um índice de assertividade maior que 97%! Acesse nosso site para saber mais.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *