A maioria das decisões de demissão por parte da gestão de RH ocorrem devido a algum fator comportamental que é o motivo de cerca de 85% dos desligamentos em empregos no Brasil,  não pelo currículo do colaborador visto que a habilidade técnica pode ser desenvolvida, é pelas atitudes que realmente são mais difíceis de serem trabalhadas.

A análise de perfil comportamental é uma ferramenta que ajuda em vários dos processos do RH estratégico, e um deles é com as demissões, mas você sabe como?

Se você é do setor de gestão de RH e gostaria de otimizar o processo de desligamentos da empresa em que trabalha, veja agora como realizar uma demissão com auxílio da análise de perfil comportamental.

 

O que é análise comportamental?

A análise comportamental é um método utilizado pelo RH estratégico para mensurar a reação de um profissional no ambiente de trabalho.

Tem como principal objetivo analisar as práticas e desenvolvimento do colaborador em seu trabalho e alimenta a gestão de RH com informações importantes que o auxiliará na tomada de decisões referente a:

  • Bonificações
  • Promoção
  • Necessidade de treinamento
  • Aumento de salário
  • Controle do clima organizacional
  • Contratações
  • Demissões

Isso mesmo, a análise de perfil comportamental se faz útil tanto no crescimento e desenvolvimento do profissional dentro da organização como também pode ser um fator decisivo para desligamentos de colaboradores que possuam o comportamento incompatível com a organização.

 

Como demitir sem culpa com ajuda da análise de perfil comportamental

Mesmo que a rotatividade permaneça em alta no mercado de trabalho, as empresas procuram sempre diminuir essa taxa de turnover de funcionários, mas nem sempre isso é possível quando, por exemplo, o colaborador possui todas as habilidades técnicas para a vaga mas após um tempo a gestão de RH começa a perceber uma queda em seus resultados e detecta que a causa é comportamental.

Neste momento o ideal é fazer um mapeamento comportamental a fim de identificar quais as causas desse desempenho ruim.

Uma vez aplicado um teste de perfil comportamental deve-se avaliar se este problema pode ser resolvido com treinamentos e capacitações, caso nessa análise a resposta seja negativa, é a hora de baseado nestes resultados efetuar o desligamento do colaborador explicando que no momento ele não se adequa ao que a empresa precisa para que tenha uma boa performance em sua função.

Portanto, seja  por comportamentos inadequados ou por não possuir alguma habilidade comportamental que seria decisiva para a continuação no cargo, como por exemplo a liderança que também pode ser desenvolvida, uma análise de perfil comportamental surge como uma grande ajuda para o RH estratégico demitir sem culpa pensando no que é melhor para toda a equipe.

Após isso a gestão de RH deve garantir todos os direitos do trabalhador e suprir a vaga que foi desocupada da melhor forma, seja treinando um interno ou com uma nova contratação.

 

Construindo um RH estratégico para sua empresa

Agora que você já sabe como fazer uma demissão com auxílio da análise de perfil comportamental, saiba que podemos ajudar você ainda mais no processo de mapeamento comportamental dos colaboradores com o Socium Assessment, um software desenvolvido justamente para identificação destes perfis.

Além disso, você encontra em nosso site muitas outras dicas sobre todos os processos que envolvem a gestão de RH!

Acesse agora o site e confira nossas dicas!

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *