Saber como está o relacionamento entre os funcionários e os departamentos da empresa é essencial para otimizar ações. Uma das melhores estratégias para isso é a pesquisa de clima organizacional.

Mas você sabe o que é pesquisa de clima organizacional? Entenda como funciona e quais os benefícios da análise para a produtividade da empresa.

 

O que é pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta feita para identificar problemas de relacionamento entre funcionários e departamentos. Ela é essencial para garantir um RH estratégico na sua empresa.

Com os resultados da pesquisa, você poderá encontrar soluções mais assertivas e trabalhar para que a sua equipe tenha a melhor comunicação e, consequentemente, melhor performance.

A análise do clima organizacional nas empresas é um dos melhores indicadores de RH para desenvolver um ambiente de trabalho agradável aos colaboradores, fazendo com que os processos diários sejam otimizados.

 

Por que fazer uma pesquisa de clima organizacional?

Se você ainda está se perguntando por que fazer uma pesquisa de clima organizacional é tão importante, lembre-se que promover o bem-estar no local de trabalho deve ser uma prioridade. Afinal, ninguém gosta de trabalhar em um ambiente desagradável, não é?

Separamos alguns benefícios da pesquisa de clima organizacional para você entender melhor as contribuições do processo. Confira:

1.Ajuda a monitorar o trabalho

Um dos grandes benefícios da pesquisa de clima organizacional é o monitoramento da produtividade. Ela permite saber como o funcionário está se sentindo, quais problemas estão afetando a produtividade e o que pode ser feito para solucioná-los.

Fazer a análise de clima organizacional nas empresas periodicamente ajudará você a manter uma rotina muito mais efetiva, além de garantir o desenvolvimento da companhia.

2.Evita crises

A influência do ambiente em nossa vida é muito grande, por isso é essencial proporcionar um ambiente de trabalho agradável.

Identificar problemas de comunicação e relacionamento com a pesquisa de clima organizacional ajuda a criar estratégias de interação e um processo de trabalho mais adequado para a equipe, aproveitando as competências de cada colaborador da melhor maneira possível.

Fazer o mapeamento de perfil comportamental pode ser um bom complemento para isso: quanto mais você conhece seus funcionários, mais fácil fica planejar a gestão da empresa e evitar crises internas.

3.Diminui o turnover

Um dos principais benefícios da pesquisa de clima organizacional é a diminuição da rotatividade de funcionários. Colaboradores satisfeitos não vão querer sair da empresa, não é mesmo?

Manter um bom clima organizacional nas empresas pode ser uma ótima estratégia para a retenção de talentos, o que também contribui para construir uma imagem positiva da empresa no mercado.

 

Aposte em uma consultoria de RH!

Você entendeu o que é pesquisa de clima organizacional, mas aplicá-la pode exigir um tempo que você não tem. Para ajudar você e garantir um resultado mais efetivo, que tal contratar um profissional?

Nós do Grupo Socium oferecemos as melhores soluções para otimizar a  gestão de pessoas na sua empresa! Nossa equipe estrutura, em parceria com a sua equipe, as melhores estratégias para o desenvolvimento humano.

Acesse nosso site para saber mais sobre a consultoria de RH!

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *