Acertar na contratação de um colaborador pode ser difícil, não é? Sabemos que a atuação de um profissional vai além da descrição do currículo, por isso os setores de RH têm utilizado técnicas de avaliação mais profundas, como a engenharia de cargos.

Mas você sabe o que é engenharia de cargos e como ela pode ajudar? Neste artigo vamos explicar tudo para você!

 

O que é engenharia de cargos?

A engenharia de cargos é um desenho de cada cargo existente em sua empresa, com uma descrição detalhada das atividades.

Ela permite realizar uma análise de toda a estrutura organizacional. Você terá dados sobre os requisitos necessários para executar a tarefa e assim será mais fácil encontrar profissionais com as capacidades adequadas para preencher a vaga.

Além de oferecer informações para que você melhore o seu processo seletivo, uma grande importância da engenharia de cargos é contribuir para a captação de talentos e para diminuir o turnover na companhia.

Outra vantagem é a avaliação de desempenho dos funcionários, que permite entendê-los melhor e planejar estratégias para aumentar a produtividade da equipe. Isso facilita, inclusive, a criação de um plano de cargos e salários mais assertivo.

 

Como fazer engenharia de cargos?

Agora que você já entendeu o que é engenharia de cargos, fica mais fácil planejá-la. A engenharia de cargos pode ser estratégica na sua empresa, por isso é importante desenvolvê-la de forma clara e objetiva.

O primeiro passo para entender como fazer engenharia de cargos é lembrar que o objetivo é fazer uma descrição dos cargos e não dos profissionais que o ocupam.

Depois disso existem alguns pontos que devem receber atenção especial:

1. Seja realista

A importância da engenharia de cargos é oferecer um instrumento de entendimento, por isso descreva o funcionamento e as necessidades atuais de cada um deles.

Pense no que está sendo feito e como está sendo feito. Não pense em projeções futuras para o cargo, seja realista e relate o presente para que seja possível traçar planos mais assertivos.

2. Separe as atividades

Dividir as atividades e listá-las por ordem de importância é um ótimo caminho para organizar a sua engenharia de cargos.

Comece descrevendo a atividade mais realizada pelo cargo e crie um sistema de hierarquização para elas. Isso ajuda a identificar o que é essencial e quais as competências técnicas e comportamentais necessárias para realizar cada tarefa.

3. Faça uma descrição detalhada

A grande importância da engenharia de cargos é melhorar a compreensão da função para melhorar a performance do time. Portanto é essencial fazer uma boa descrição dos cargos.

Faça uma explicação clara de cada atividade para que todos consigam entender as atribuições do cargo. Tente usar frases curtas e palavras fáceis.

 

Contrate uma consultoria de RH!

Apesar de você já ter entendido como fazer engenharia de cargos, essa atividade demanda tempo e pode ser trabalhosa. Mas não se preocupe, nós do Grupo Socium temos uma equipe especialista no assunto para te ajudar!

Oferecemos consultoria de RH para que, juntos, possamos desenvolver a melhor descrição dos cargos e traçar um planejamento estratégico para melhorar o desempenho da sua equipe!

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