Gerenciar pessoas significa lidar com a complexidade do comportamento humano diariamente. Para obter sucesso nessa árdua missão, é fundamental que o conhecimento a respeito dos colaboradores seja realista. Nesse contexto, se destaca a importância crucial da formação em analista de perfil comportamental.

Cada pessoa tem traços de personalidades definidos e essas características desempenham um papel importante na maneira como cada um trabalha e se desenvolve profissionalmente. Logo, é imprescindível conhecer o perfil de cada colaborador para gerir com eficiência, trazendo resultados palpáveis. Conheça mais!

Em que consiste a formação em analista de perfil comportamental?

O curso de analista de perfil comportamental ensina o profissional a identificar com precisão, e analisar com dinamismo e sensibilidade, os perfis comportamentais dos colaboradores.

Dessa forma, ao realizar o curso, o formado aprende a compreender o funcionamento humano, analisar seu comportamento e inferir precisamente a forma mais adequada para desenvolver o potencial de cada pessoa com eficácia.

Como funciona o curso?

A formação consiste em aulas, como videoaulas interativas, em que são apresentadas técnicas e métodos de APC (Análise de Perfil Comportamental), como na ferramenta DISC.

A metodologia DISC é uma das mais usadas no mundo para realização de testes comportamentais. A sigla é derivada da letra inicial de cada traço de personalidade contemplado pela abordagem, sendo: Dominância (Dominance), Influência (Influence), Estabilidade (Submission) e Conformidade (Compliance).

Por meio dessa classificação é possível identificar o perfil comportamental e saber como a pessoa lida em situações de stress, desafios e problemas, além de entender a postura com seus colegas de trabalho, em mudanças e com as regras.

O curso é recomendado para gestores e profissionais do RH que tenham interesse em desenvolver uma gestão estratégica com base em diagnósticos comportamentais precisos.

Quais os benefícios da formação em analista de perfil comportamental?

1. Assertividade em contratações

Um dos pontos que mais influenciam a saúde e o desenvolvimento de uma empresa é a assertividade em suas contratações. Os prejuízos advindos de uma contratação ruim podem ser sentidos em vários departamentos distintos, além do turnover representar um dos maiores custos das empresas.

A análise do perfil comportamental para contratação permite ao contratante conhecer a fundo o perfil profissional de um candidato e da vaga, de maneira que possa buscar o melhor encaixe possível para a empresa.

2. Desenvolvimento dos profissionais

Gerenciar pessoas estrategicamente é a fórmula de sucesso para garantir a satisfação e motivação da equipe, a retenção de talentos e a inovação dentro de uma empresa.

Por meio da análise comportamental, o gestor consegue orientar e direcionar carreiras adequadamente, desenvolver potencialidades, identificar demandas de treinamento e realocar pessoas ou realizar promoções de forma inteligente.

3. Melhoria do clima organizacional

É cada vez mais comum que até as mais tradicionais empresas reconheçam a importância do clima organizacional para o desempenho e produtividade dos colaboradores.

Para que seja possível alinhar as necessidades individuais dos funcionários aos objetivos da empresa, é fundamental que o gestor consiga identificar claramente as demandas dos colaboradores, que é viabilizado pela análise de perfil comportamental.

Em um mercado de constante mudança e evolução, torna-se cada vez mais urgente a necessidade de realizar uma gestão estrategicamente eficiente, que consiga embasar com precisão as decisões a serem tomadas.

Ao considerar a formação em analista de perfil comportamental, recomenda-se prestar atenção à credibilidade dos professores e do curso, se ele dispõe de técnicas eficientes como o DISC e uma equipe preparada para ministrá-lo.

Se interessou pelo curso e quer saber como se tornar um especialista em APC? Nossa empresa está pronta para atendê-lo da melhor maneira, não perca tempo e entre em contato!

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *