Toda promoção deve significar melhoria para as duas partes — o funcionário e a empresa. Para isso, é fundamental que a realocação seja realizada com embasamento preciso e de forma assertiva. Nesse contexto, destaca-se uma característica crucial para a identificação da melhor pessoa para cada cargo que vai além das atribuições técnicas: o perfil comportamental.

Trata-se de uma das ferramentas mais importantes para a gestão de pessoas em uma organização. Além de promoções, por meio da análise de perfil comportamental, é possível aprimorar diversos aspectos imprescindíveis para o RH, como contratações e treinamentos.

Prossiga a leitura e entenda como o mapeamento comportamental pode auxiliar na definição da remuneração e dos cargos dos colaboradores!

O perfil comportamental na remuneração

A análise de perfil comportamental (APC) é um recurso que pode ser auferido por meio de metodologias como DISC, que atualmente é o teste comportamental mais aplicado em empresas do mundo todo.

Por meio da análise DISC, é possível discernir traços de personalidade específicos de cada colaborador. Desta forma, o método permite analisar com exatidão qual o melhor profissional para ocupar cada posição na empresa, considerando não apenas os aspectos técnicos, mas também como a pessoa se comporta profissionalmente.

Por isso, a análise de perfil comportamental tem um papel fundamental na engenharia de cargos, já que a definição de salários, cargos e promoções deve, obrigatoriamente, abranger esse aspecto para garantir a assertividade e eficiência dos procedimentos.

Benefícios da análise de perfil comportamental

Para entender o real impacto para a gestão de pessoas em conhecer o perfil comportamental de seus colaboradores, é importante perceber que a análise traz informações objetivas, que não são influenciadas pelas impressões a respeito dos funcionários.

Logo, é uma maneira eficaz de finalmente compreender a fundo em qual tipo de posição cada pessoa estará encaixada perfeitamente. Com o resultado, cada colaborador poderá trazer mais benefícios para a empresa.

É fácil perceber os desdobramentos positivos que um diagnóstico dessa magnitude tem sobre toda a gestão, passando pelas contratações e promoções até o desenvolvimento de potenciais.

Desenvolvimento de profissionais

É possível realizar o desenvolvimento dos funcionários de forma assertiva, já que com a análise conseguimos identificar exatamente quais as demandas treinamento e aperfeiçoamento dos funcionários.

Da mesma forma, a partir da realização de questionários eficientes sobre a motivação e satisfação, considerando cada integrante, se alcança a melhoria no clima organizacional.

Com uma equipe mais satisfeita e motivada, é fácil notar a diminuição em taxas negativas que são verdadeiros vilões do RH, como o turnover. De forma semelhante, as intervenções viabilizadas pela análise do perfil comportamental conseguem aumentar indicadores importantes para o RH, como a retenção de talentos, por meio de planos de carreira vantajosos.

Depois das informações vistas nesse artigo não é difícil perceber como a implantação do perfil comportamental na gestão tem um papel determinante no meio empresarial. Também torna-se claro o porquê de cada vez mais empresas buscarem o serviço de consultoria de organizações especializadas como a Socium.

Agora que você sabe exatamente por que usar o perfil comportamental para a promoção e vários outros procedimentos fundamentais, não perca tempo e veja como sua empresa pode se beneficiar. Entre em contato conosco e descubra uma solução ideal para você!

 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *