Post 800x500 2 - Grupo Socium

5 Dicas para ter mais Produtividade no RH

A área de recursos humanos é uma das mais multitarefas de uma empresa. Isso porque, dependendo da organização, o RH fica responsável por tarefas burocráticas – como folha de pagamento, marcação de ponto, acompanhamento junto à Justiça do Trabalho, dentre outras – e também estratégicas – tais como atração, retenção e desenvolvimento de talentos, etc.

Diante desse desafio, muitos gestores estão buscando soluções para ter mais produtividade no RH, afinal, trabalho é o que não falta ao departamento, especialmente em tempos de crise. Por ser o ativo que move a companhia, o capital humano nunca esteve tão em foco, aumentando assim a responsabilidade da área que cuida das pessoas.

Pensando em auxiliar os líderes em sua gestão, separamos 5 dicas para ter mais produtividade no RH. Confira:

Gerencie as pessoas que trabalham no RH

Uma das principais falhas da área de RH é não cuidar de si mesmo. Se o gestor de pessoas não conta com uma equipe motivada, treinada e conhecedora da cultura organizacional, dificilmente seu time será um bom embaixador das ações que desenvolve. Logo, a produtividade da área fica seriamente comprometida.

Mas quando o contrário acontece, ou seja, o líder de RH motiva seus colaboradores e vê sentido nas ações que desenvolvem juntos, o trabalho se torna ainda mais prazeroso e produtivo.

O líder de RH também deve ser um bom porta-voz das ações do seu time. Ele precisa mover esforços para divulgar os trabalhos da área, já que nem toda empresa ou quadro de funcionários vê o RH com bons olhos.

Durante décadas, o RH foi o temido departamento da demissão. Quando um funcionário recebia a orientação de “passar no RH”, raramente essa ordem era recebida sem temor.

Entretanto, com o passar do tempo, o próprio RH percebeu que era preciso reverter esse quadro, colocando empresas e colaboradores para atuarem do mesmo lado e em prol do negócio.

Esse desafio de convencer e encantar as pessoas ainda persiste, e cabe ao líder da área facilitar tal relacionamento.

Modernize sua gestão

Por mais que o verbo modernizar não implique apenas em investir em aparatos tecnológicos, o RH pode e deve se apropriar de recursos que facilitem o seu trabalho e agilizem os processos internos, tais como softwares de gestão, portais de comunicação na internet (tanto para uso externo quanto interno), redes sociais, aplicativos, dentre tantas outras possibilidades.

Contudo, o RH também deve modernizar sua maneira de conduzir os trabalhos no dia a dia, deixando de lado algumas ferramentas ultrapassadas e investindo seus esforços em ações que dão resultado.

Um bom exemplo é a utilização das redes sociais como ferramenta de RH. Embora os profissionais da área tivessem resistência a esse tipo de recurso, eles perceberam que seria mais fácil apropriá-lo em sua rotina, especialmente por se tratar de uma tecnologia tão popular entre jovens talentos.

Nos dias atuais, muitos RHs já recorrem aos aplicativos de celular para divulgar vagas, receber currículos e estimular a qualidade de vida de seus funcionários. A ideia também enfrenta certa resistência, mas pode render muitos frutos para RHs dispostos a modernizar a gestão.

Trabalhe com números

Mesmo que seja uma área das ciências humanas, o RH nunca foi tão forçado a trabalhar com números, como nos dias de hoje. Essa necessidade se dá por dois motivos, basicamente.

O primeiro está relacionado à presença do RH na mesa de decisões, que conta ainda com líderes das áreas financeira, marketing, vendas, comercial e o próprio CEO. Todos, sem exceção, costumam dialogar melhor com a ajuda de dados, gráficos, taxas e números. Seria inapropriado ao RH não se adequar a esse contexto.

O segundo motivo, que deriva do primeiro, surge da necessidade do RH de agir com base em dados concretos, deixando de lado os achismos e modismos que tanto cercam a área.

As pesquisas de clima, muito aplicadas pelos RHs em todo o mundo, merecem uma profunda análise dos números que elas revelam. Porém, o que se vê em muitas empresas são os gastos com a aplicação da pesquisa não oferecerem retorno ao negócio.

Os índices e as taxas já fazem parte do vocabulário da maioria dos RHs. O turnover, por exemplo, que pode ser traduzido como o grau de rotatividade de funcionários de uma organização, serve tanto para o RH avaliar suas políticas quanto para o CEO, que deve incluir a retenção de talentos em sua agenda estratégica.

Dê ouvidos

Aproveitando a abordagem feita acima sobre as pesquisas clima, é importante ressaltar que a área de RH é a que mais precisa se comunicar com as pessoas da organização, pois ao dar voz e  ouvidos aos profissionais, ela consegue pautar melhor a sua agenda de trabalho.

O líder de RH tem uma grande missão nesse cenário, que é estabelecer um relacionamento estreito com os líderes e extrair deles os seus grandes anseios.

Sabemos que a gestão de pessoas, no dia a dia da empresa, é feita pelos gestores de todas as áreas. Por isso se faz tão necessário dar espaço a esses executivos.

Para obter mais sucesso nessa tarefa, o RH precisa desenvolver um bom projeto de comunicação. Ao saber falar e ouvir, a área obtém a matéria-prima que tanto necessita para trabalhar.

Antecipe problemas

Quando o RH consegue ter uma visão de longo prazo, ou seja, sabe fazer planos, antecipar problemas e até prever riscos para o negócio, a produtividade aumenta consideravelmente, afinal, é dessas e outras reflexões que surgem novos planos de ação.

O déficit de pessoas qualificadas, que é um entrave para diversos negócios, já foi superado por muitos RHs que decidiram resolver esse problema a sua maneira, sem esperar que o futuro traga a solução necessária. As universidades corporativas são exemplos de projetos que surgiram de mentes que anteciparam situações.

Sendo assim, um RH produtivo é aquele que pensa nas decisões que precisa tomar hoje, sem deixar de projetar os próximos anos.

E se você, gestor, deseja aperfeiçoar ainda mais os trabalhos da área, não deixe de refletir sobre as 7 habilidades que todo profissional de RH deve dominar. Conheça cada uma delas em nosso artigo exclusivo e compartilhe esses materiais com a sua equipe.

Logo Branca - Grupo Socium

Endereço: Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro, Mogi das Cruzes – SP

CEP: 08730-120

Telefone: (11) 93390-4974

Institucional

Sobre a Socium

Blog

Materiais Gratuitos

Fale Conosco

Soluções

Socium Consultoria

Socium Assessment

Recomendado só para você!
Uma das principais reclamações dos executivos de recursos humanos está relacionada à…
Cresta Posts Box by CP