Post 800x500 15 - Grupo Socium

Agência de Emprego: Por que é indicada para Contratar Estagiários?

Na hora de contratar estagiários, muitas empresas são orientadas a buscar um parceiro de trabalho “ as chamadas consultorias e/ou agências de emprego. Contudo, algumas companhias ainda optam por conduzir essa tarefa de forma independente, alegando que sua equipe de recursos humanos possui estrutura e recursos para lidar todo o processo.

Embora essa escolha não seja equivocada, ela pode causar certos impactos no RH, afinal, alocar toda ou parte da equipe nesse tipo de tarefa “ que exige tempo, estudo e dedicação “ custa tempo, esforço e produtividade que poderiam ser direcionados para questões mais estratégicas.

Pensando nisso, muitos RHs de sucesso optaram por melhorar seus trabalhos e firmaram parcerias com agências de emprego para contratar estagiários. Os benefí­cios dessa escolha podem ser percebidos de diversas maneiras, tanto pela organização quanto pelo próprio estudante.

Mas, afinal, por que é melhor buscar uma consultoria nesse tipo de ação? Por que a agência é indicada para contratar estagiários?

Encontre as respostas para essas perguntas nos parágrafos a seguir:

A agência de emprego conhece profundamente a Lei do Estágio

Não é só a expertise em recrutamento e seleção que torna o papel da consultoria relevante. A contratação de estagiários é amparada por uma lei especí­fica, que exige atenção e cumprimento de todas as normas.

Em vigor desde 2008, a chamada Nova Lei do Estágio (Lei 11.788/08) estipula regras para todas as partes envolvidas no contrato de estágio: empresas, estudantes, instituições de ensino e agentes de integração (ou agências de emprego).

A lei dita normas que muitos profissionais desconhecem ou ignoram, especialmente aquelas relacionadas aos direitos dos estagiários. Por isso, zelar pelo cumprimento da legislação é um dos maiores compromissos da agência de emprego.

Basicamente, o estagiário tem direito a:

  • Jornada de trabalho de, no máximo, 6 horas diárias, ou seja, 30 horas semanais;
  • Bolsa-auxí­lio e auxí­lio-transporte;
  • Seguro contra acidentes pessoais;
  • Recesso remunerado de 30 dias ou proporcional (vai depender do tempo de duração do estágio).

A atuação da agência de emprego tem destaque na Lei

A contratação de uma agência de emprego para administrar estagiários não é obrigatória, ou seja, cabe í empresa decidir se conta, ou não, com esse tipo de suporte.

Contudo, a figura do agente de integração tem destaque na Lei. Ela surge como um facilitador da contratação de estagiários ao conduzir as seguintes tarefas:

  • Identificação das oportunidades de estágio;
  • Ajuste das condições de realização do estágio;
  • Acompanhamento administrativo;
  • Encaminhamento da negociação de seguros contra acidentes pessoais;
  • Cadastro de estudantes.

Sendo assim, podemos afirmar que a atuação da agência de emprego é relevante e extremamente recomendada.

A agência de emprego possui vocação para atrair talentos

Uma pesquisa realizada com estudantes brasileiros revelou que as agências de emprego, por meio de seus sites na internet e/ou perfis em redes sociais, são os primeiros espaços de busca por uma vaga de estágio.

Esse comportamento pode ser explicado, em parte, pela tendência que esses jovens têm de resolver qualquer questão “ pessoal ou profissional “ via internet. Aliás, essa é uma das principais marcas da Geração Z, composta por pessoas nascidas a partir do final da década de 90.

Além disso, muitos profissionais, inclusive os veteranos, possuem certo receio de se cadastrar nas páginas de “Trabalhe Conosco”, vistas nos sites das companhias, já que nem todas divulgam suas vagas nesses espaços, tampouco aproveitam o banco de currí­culos online.

Já os sites das agências de emprego são vistos com mais credibilidade e, por isso, são tão acessados. Logo, podemos presumir que os agentes de integração possuem um grande potencial para atrair currí­culos e, consequentemente, talentos.

O trabalho da agência de emprego é ágil e assertivo

A demora dos processos seletivos e a falta de feedback incomodam candidatos de todos os ní­veis, mas em especial os mais jovens. Eles, que fazem parte da Geração Z, costumam ser ágeis e velozes numa tomada de decisão e, de certa forma, esperam a mesma agilidade por parte das empresas.

Cientes dessa demanda, as agências de emprego se especializaram em recrutar e selecionar estagiários. Seus profissionais de RH conhecem os anseios, os comportamentos e as expectativas dessa geração, portanto, sabem conduzir todas as etapas do recrutamento, seguindo o perfil dessa turma.

A agência de emprego administra todas as burocracias do estágio

Além de cuidar das principais ações que envolvem a atração de talentos, a agência de emprego resolve qualquer burocracia que possa surgir nessa relação entre estagiários, empresas e instituições de ensino, sempre zelando pelo cumprimento da lei.

Embora a companhia não tenha a obrigação de assinar a carteira de trabalho do estagiário, ela deve firmar com ele um termo de compromisso, que cita as condições em que serão desenvolvidas o estágio e atesta sua compatibilidade com área de estudo do jovem.

Esse e outros documentos são firmados e administrados com total suporte da agência de emprego, que ainda realiza a inclusão do estagiário no seguro de acidentes pessoais “ que é previsto em lei.

A agência de emprego possui bom relacionamento com os candidatos

Mais do que resolver burocracias, as agências de emprego se preocupam em garantir a satisfação dos candidatos, favorecendo a futura relação deles com a empresa contratante.

Quem já teve a oportunidade de lidar com a Geração Z sabe que ele demanda uma atenção diferenciada do RH. Mesmo assim, toda empresa que abre suas portas para essa turma colhe bons resultados “ a curto e longo prazo.

Por isso, mesmo que uma empresa tenha experiência na administração de estagiários, vale a pena passar a contar com o suporte de uma agência de emprego. Os benefí­cios poderão ser sentidos em diversos í¢mbitos do programa de estágio.

Se você deseja conhecer outros benefí­cios da contratação de estagiários, não deixe de conferir o artigo “Por que um estagiário pode agregar no seu negócio?”.

Mas se você quer entrar em contato com uma agência de emprego para contratar estagiários, FALE CONOSCO e dê iní­cio a uma parceria de sucesso.

Logo Branca - Grupo Socium

Endereço: Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro, Mogi das Cruzes – SP

CEP: 08730-120

Telefone: (11) 93390-4974

Institucional

Sobre a Socium

Blog

Materiais Gratuitos

Fale Conosco

Soluções

Socium Consultoria

Socium Assessment

Recomendado só para você!
O mundo dos negócios está repleto de profissionais inteligentes, ambiciosos…
Cresta Posts Box by CP