Post 800x500 16 - Grupo Socium

9 Sinais de que você é expert em Recursos Humanos

O mundo dos negócios está repleto de profissionais inteligentes, ambiciosos e com currí­culos de dar inveja. Entretanto, nem todos dominam a arte de lidar com pessoas “ que é um fator determinante para o sucesso de qualquer organização.

Esses e outros motivos tornam a área de recursos humanos cada dia mais relevante. Mesmo em cenários complexos, como os de uma crise, a atuação do gestor de RH se tornou indispensável.

Gostar de trabalhar com gente é um dos pré-requisitos para quem pretende obter sucesso nessa carreira, mas a lista não se esgota por aqui. Existem 9 sinais de que você é expert em Recursos Humanos. Eles servem de parí¢metro para quem quer avaliar a trajetória profissional e chegar ao topo.

Confira:

1) Você fala a lí­ngua dos negócios

Para um profissional de RH de sucesso, benefí­cios, ações de qualidade de vida e home-office são mais do que polí­ticas e práticas de gestão, e sim meios para que a empresa possa alcançar seus objetivos. Afinal, funcionários felizes produzem melhor.

Quem domina o idioma dos negócios sabe mostrar “ com números e resultados “ que qualquer investimento voltado í gestão de pessoas vale a pena. Sabe conversar “de igual para igual” com o diretor financeiro e possui livre acesso í sala do presidente.

2) Você é bem-visto na organização

Se os colaboradores não têm medo de passar perto da sua sala, esse pode ser um sinal de que as coisas estão no caminho certo.

Isso porque, há alguns anos, o RH era visto como o “vigia” da organização. Contratava, pagava os salários e fazia justiça via demissão. Embora a cobrança por resultados não fosse tão intensa, a área evoluiu quando inverteu o jogo: colocou as pessoas para atuar ao lado dos negócios.

Quem é bem-visto na organização sabe o quão difí­cil foi mudar essa mentalidade e conquistar status estratégico. Hoje, na sua empresa, as pessoas sabem que têm valor.

3) Você faz boas contratações

Contratar funcionários comprometidos para trabalhar nas posições em aberto parece uma tarefa simples para qualquer gestor, mas muitos RHs não obtêm sucesso nesse quesito. A frustração de perder horas com o processo de recrutamento atinge seu ápice quando o funcionário abandona o emprego.

Especialistas dizem que um processo seletivo pode custar, em média, cerca de R$ 500,00 por hora. Com esse número, é possí­vel ter uma noção do prejuí­zo causado pelas contratações erradas.

Se você é um expert em RH, sabe que não existe uma fórmula exata para acertar na escolha, mas é possí­vel seguir algumas estratégias e obter sucesso, como:

  • Definir com clareza “ e juntamente com o gestor “ o perfil da vaga e do candidato desejado;
  • Tornar a empresa atrativa e mostrar porque vale a pena trabalhar nessa companhia;
  • Mostrar a importí¢ncia dos talentos para o alcance dos resultados;
  • Envolver o gestor da vaga no processo seletivo.

4) Você estimula o desenvolvimento

A difí­cil, porém possí­vel missão de recrutar pessoas certas é apenas o começo de seu trabalho. Um expert em RH está comprometido com a missão de desenvolver talentos, seja por escassez de mão-de-obra ou por estí­mulo ao crescimento.

Por mais que os cursos e treinamentos sejam altamente eficazes (desde que alinhados í s reais necessidades da empresa), você acredita que um bom desafio faz toda diferença na vida de um funcionário.

5) Você antecipa problemas

Visão de longo prazo. Esse é o segredo de quem não gosta de ser surpreendido com mudanças ou crises. Embora elas sejam inevitáveis, muitos RHs conseguem sair na frente e preparam a empresa para superar os desafios.

Mas, afinal, quais são os pensamentos que passam pela mente dos experts no assunto? Veja alguns exemplos:

  • O aumento da expectativa de vida e o envelhecimento tardio estão formando uma nova mão-de-obra para as companhias. Como reter e desenvolver talentos com idade acima dos 60 anos?
  • Até quando o déficit de pessoas qualificadas vai continuar sendo um entrave para os negócios e por que as empresas não conseguem resolver esse problema?
  • Como ter mais produtividade e menos estresse (exatamente o oposto do que se tem agora no Brasil)?

Caso sua lista envolva esses e outros temas, você está no caminho certo.

6) Você não segue modismos

Um gestor de pessoas competente não implanta a última ferramenta lançada no mercado só porque as demais empresas adotaram. Suas ações são pautadas nas reais necessidades da companhia, ou seja, você não se deixa levar pelos modismos.

É claro que as novidades devem ser analisadas, afinal, é preciso acompanhar as tendências e não ficar para trás. O próximo tópico mostra que bons profissionais sabem exatamente o que é isso.

7) Você utiliza a tecnologia a seu favor

Os aplicativos se tornaram essenciais em diversas tarefas do ser humano. Em casa ou até mesmo no trabalho, muitos funcionários resolvem pendências e se comunicam apenas com um toque na tela do celular.

Depois de travar batalhas contra as redes sociais, os experts em RH perceberam que é melhor usar a tecnologia a favor da empresa. Desenvolveram aplicativos para divulgar vagas, receber currí­culos e estimular a qualidade de vida de seus funcionários.

Embora o aplicativo não seja capaz de substituir as polí­ticas de RH, eles servem de complemento e tornam os processos mais eficientes.

Existem mais de 1,5 milhão de aplicativos disponí­veis para download. Um deles pode se encaixar em sua estratégia.

8) Você valoriza a comunicação

Em tempos difí­ceis ou de boas colheitas, o melhor a ser feito é atuar com transparência. Por isso, um expert em RH prefere contar ao funcionário que a empresa tomou uma decisão antes que ele seja informado pela concorrência.

A comunicação interna é uma das principais ferramentas da gestão de pessoas. Gera motivação, consciência e engajamento. Quem sabe usá-la de maneira eficiente atinge resultados surpreendentes.

9) Você cuida de si para cuidar dos outros

Para zelar pelo bem-estar de todas as equipes e gestores, o RH eficiente sabe cuidar de si mesmo. Quando você motiva sua própria equipe e vê sentido nas ações que desenvolve, o trabalho se torna ainda mais prazeroso.

O departamento de pessoas nunca esteve tão em alta como agora. Para manter o padrão, é preciso crescer, aprender e se adequar í s exigências do mercado. Investir no RH é investir em toda a empresa.

Por isso, aproveite outras dicas desse blog e acompanhe as tendências.

Descubra o que falta para o RH trabalhar de forma mais estratégica e compartilhe com os seus colegas de profissão.

Banner do serviço de recrutamento e seleção

Logo Branca - Grupo Socium

Endereço: Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro, Mogi das Cruzes – SP

CEP: 08730-120

Telefone: (11) 93390-4974

Institucional

Sobre a Socium

Blog

Materiais Gratuitos

Fale Conosco

Soluções

Socium Consultoria

Socium Assessment

Recomendado só para você!
Aquele velho pensamento de que a área de recursos humanos…
Cresta Posts Box by CP