Post 800x500 14 - Grupo Socium

Como Aumentar a Produtividade da sua Equipe?

Bater metas, apresentar resultados e superar expectativas de empresários são tarefas desafiadoras em qualquer tempo e situação. Contudo, nos últimos anos, em que a palavra crise ganhou força nas companhias, fazer mais com menos virou uma regra que todo gestor e sua equipe devem seguir.

O problema é que o profissional brasileiro não tem a fama de ser produtivo. Pesquisas apontam que dentre os trabalhadores de 12 paí­ses do globo (como Alemanha, Estados Unidos, Coreia do Sul, dentre outros), os do Brasil apresentam o pior resultado quando o assunto é produtividade.

Mas será que existe alguma fórmula ou estratégia para aumentar a produtividade da equipe e, consequentemente da organização? E mais: como motivar as pessoas a dar o melhor de si sem, no entanto, conseguir recompensá-las monetariamente?

Perguntas como essas ainda rondam as salas de muitos lí­deres pelo Brasil, independente da área de atuação. Pensando em ajudá-los, separamos 5 respostas que podem reforçar ou alterar o seu modo de fazer gestão de pessoas. Confira:

Passos para aumentar a produtividade da equipe

1) Tenha um diálogo aberto com os colaboradores

Se os ventos não estão soprando a favor de sua empresa ou se os resultados não estão satisfatórios, compartilhe a complexidade desse problema com a seu time. Não há nada pior do que fazer cobranças com pressão e esconder a realidade dos funcionários “ que se veem forçados a trabalhar num ambiente repleto de desconfiança.

A comunicação é uma ferramenta eficaz em perí­odos de crise ou de estabilidade, e deve ser apropriada pelos gestores que desejam alcançar o sucesso.

Lí­deres que estabelecem um diálogo aberto com os colaboradores percebem um aumento nos ní­veis de engajamento, algo que está diretamente relacionado ao ní­vel de produtividade de um time.

Na contramão, lí­deres centralizadores ou avessos í comunicação costumam ser, na maioria dos casos, pouco admirados pelos funcionários. Logo, sentem dificuldades em motivar o time em direção ao objetivo proposto.

2) Motive seus funcionários

Seja no trabalho, seja na vida pessoal, qualquer pessoa necessita de um propósito para conquistar seus objetivos. Embora a finalidade de um emprego seja obter uma boa remuneração e, consequentemente, uma fonte de sustento, a maioria dos profissionais, especialmente os brasileiros, precisa de uma motivação a mais para o seu ofí­cio.

Motivar não significa, necessariamente, prometer recompensas monetárias, caso o time alcance a meta estabelecida. Para tanto, é preciso descobrir o que torna as pessoas satisfeitas, felizes e, especialmente, produtivas no trabalho. A resposta vai desde um bom ambiente de trabalho até desafios constantes de carreira.

Quando perguntados sobre o que os motiva para ir ao trabalho, os brasileiros participantes de uma pesquisa destacaram, nessa ordem:

  • 1º Experiências aprendidas;
  • 2º As atividades que executa;
  • 3º Novas oportunidades;
  • 4º A remuneração;
  • 5º Os colegas, a equipe.

Tente descobrir quais desses fatores motivam mais os seus colaboradores e faça o possí­vel para que eles estejam satisfeitos durante o expediente.

3) Treine o time

De nada adianta cobrar produtividade dos seus colaboradores se eles não possuem as ferramentas ou os conhecimentos necessários para trabalhar. Em tempos de inovações constantes, como os atuais, fica para trás aquele grupo ou empresa que não se aprimora ou se nega a acompanhar as evoluções dos negócios.

Muitos gestores acreditam que só é possí­vel promover treinamentos com tempo e dinheiro. Logo, adiam qualquer planejamento voltado para esse setor. Entretanto, tal pensamento e atitude são bastante equivocados, já que existem outras maneiras eficientes (e baratas) de treinar pessoas.

Um bom exemplo são os programas de disseminadores de conhecimento, que estão se popularizando nas empresas. Desde que a crise impulsionou o corte de gastos, diversos gestores “ especialmente os de recursos humanos “ passaram a buscar novas soluções dentro da própria companhia.

O programa de disseminadores de conhecimento se propõe a aproveitar a “prata da casa” nas ações de treinamento, ou seja, executivos e profissionais, com bagagem e experiência, dividem seus conhecimentos com os demais colaboradores, promovendo a gestão do conhecimento e fortalecendo o clima organizacional.

4) Divida a responsabilidade

Muitas pessoas são motivadas a produzir mais e melhor quando se sentem “donas” do negócio. É por isso que os gestores devem compartilhar a responsabilidade que possuem com o seu time. Também precisam mostrar para cada colaborador que o desempenho individual conta, e muito, para o bom andamento dos negócios.

Quando o oposto acontece, ou seja, o funcionário não sabe qual é o seu papel e valor na empresa, as chances dele trabalhar sem motivação e com baixa produtividade são altas. Portanto, ajude-o a descobrir como o seu desempenho afeta a companhia.

E mais: dê espaço para as ideias. Escute as propostas de seus funcionários e deixe que eles façam parte do planejamento estratégico. É claro que cabe ao gestor liderar e ditar os rumos da equipe, mas é possí­vel aproveitar as sugestões que surge dentro próprio grupo.

5) Recompense

É impossí­vel não falar em recompensa quando o assunto é produtividade, afinal, não há nada melhor do que ser premiado ou reconhecido por um bom trabalho.

Contudo, é importante ressaltar que existem diversas maneiras de recompensar um colaborador. Conforme ressaltamos no segundo tópico desse artigo, a remuneração e/ou dinheiro aparece em quarto lugar na lista de fatores que mais motivam um profissional.

Logo, é preciso aliar programas de remuneração, bonificação e recompensas a outras polí­ticas e práticas de recursos humanos, especialmente aquelas que favorecem o clima organizacional.

Em alguns casos, um simples elogio ou agradecimento pode motivar uma pessoa a ir mais além. Cabe ao gestor conhecer as particularidades de cada membro do time e incentivá-los da melhor maneira.

Agora que você já conhece essas 5 estratégicas para aumentar a produtividade da equipe, esperamos que o seu modo de fazer gestão de pessoas produza novos e melhores resultados. Aproveite e confira também 10 ferramentas para ajudar na gestão do seu negócio.

Logo Branca - Grupo Socium

Endereço: Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro, Mogi das Cruzes – SP

CEP: 08730-120

Telefone: (11) 93390-4974

Institucional

Sobre a Socium

Blog

Materiais Gratuitos

Fale Conosco

Soluções

Socium Consultoria

Socium Assessment

Recomendado só para você!
Na hora de contratar estagiários, muitas empresas são orientadas a…
Cresta Posts Box by CP