Post 800x500 33 - Grupo Socium

Como avaliar a performance de um funcionário temporário?

Final de ano é uma das épocas em que mais se contrata funcionário temporário. A partir daí muitos conseguem a efetivação no emprego, o que para a empresa é muito bom, pois tem a possibilidade de agregar ao seu time uma pessoa que já demonstrou empenho no desenvolvimento das tarefas.

Avaliar esse tipo de colaborador é um desafio para muitas organizações, já que ele pode ou não ser efetivado ao final do contrato. Essa contratação tem um alto valor estratégico para as companhias, seja para auxiliar em projetos sazonais, suprir maiores demandas em períodos específicos, ou trazer uma visão diferente para o negócio.

Neste post, trouxemos algumas dicas sobre como deve ser feita essa avaliação. Acompanhe!

Desenvolva um processo de notas para as tarefas dadas

Para fazer uma boa avaliação do funcionário temporário, o ideal é elaborar um checklist de todas as atividades que ele deverá desenvolver nesse período. Com o auxílio de uma planilha, de preferência utilizando o excel, detalhe cada uma de suas atividades em uma coluna e faça outra para atribuir notas.

Essa notas podem ser numéricas, avaliando por exemplo de 1 a 5, escala em que 5 é excelente e 1 fraco. Também é possível conceituando em regular, bom, muito bom e excelente. No final, você avalia o desempenho do colaborador em cada aspecto, podendo perceber em qual atividade ele se destaca mais, o que possibilita a empresa encaixá-lo melhor dentro da organização.

Considere a curva de aprendizado permitida no tempo de serviço

Funcionários gastam menos tempo para executar uma determinada tarefa à medida que são repetidas. Isso acontece pela familiaridade adquirida no cargo, pela pela descoberta de atalhos que facilitem o desempenho da atividade, assim como pela adaptação às ferramentas utilizadas.

Nesse caso, os gestores podem utilizar ferramentas matemáticas que permitem medir o desempenho do funcionário por meio do método de regressão linear e não linear utilizando software de análise estatística.

As informações são recolhidas em um certo período de tempo, sendo construída então a curva de aprendizado em um gráfico, o qual mostrará uma diminuição do esforço desempenhado por unidade de operações repetitivas.

Utilize ferramentas para avaliação de desempenho

Existem algumas metodologias aplicadas nas empresas para medir a performance de um funcionário. Elas também são utilizadas para as reavaliações que podem ser reaplicadas a cada três ou  seis meses. Algumas delas são:

Avaliação por competências

Na avaliação por competências, são elencadas todas as competências que o funcionário temporário precisa trabalhar para cumprir com as suas funções dentro da organização. A partir desse momento, é possível avaliar quais foram ou não desenvolvidas.

Avaliação por objetivos

Nesse tipo de avaliação é julgado o desempenho do trabalhador conforme os objetivos e metas específicos que ele deve cumprir até o fim de seu contrato de trabalho.

Avaliação por escolha forçada

Nela, é possível listar características e solicitar que o funcionário indique aquela que mais tem afinidade e a que ele menos se identifica.

Considere a opinião da equipe fixa

É muito bom ouvir a opinião de quem trabalhou lado a lado com o funcionário temporário nesse período de tempo. Além de valorizar os seus outros colaboradores ao buscar a sua opinião, você terá referências do trabalho desenvolvido no dia a dia do colaborador temporário. Levante informações sobre o seu comportamento ao realizar as atividades, a sua proatividade, subordinação, entre outras características.

Além disso, é possível verificar o desenvolvimento do seu trabalho em equipe, que é fundamental para que as atividades diárias sejam realizadas com eficiência.

Analise a possibilidade de contratar uma empresa terceirizada para ajudar nessa gestão

Visto que avaliar a performance de um funcionário temporário em um curto espaço de tempo não é nada fácil, considerar a contratação de uma empresa especializada para esse tipo de atividade pode tornar o caminho mais fácil. Essas empresas já são preparadas para esse tipo de situação, o que tornará a avaliação de performance mais eficiente, trazendo bons resultados para empresa na efetivação de funcionário temporário.

Se você está em busca desse auxílio, que tal entrar em contato conosco? A Socium terá o maior prazer em atender você e oferecerá as melhores condições para a sua empresa.

Logo Branca - Grupo Socium

Endereço: Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro, Mogi das Cruzes – SP

CEP: 08730-120

Telefone: (11) 93390-4974

Institucional

Sobre a Socium

Blog

Materiais Gratuitos

Fale Conosco

Soluções

Socium Consultoria

Socium Assessment

Recomendado só para você!
Os testes psicológicos para recrutamento e seleção são bastante comuns e…
Cresta Posts Box by CP