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Como melhorar o relacionamento entre os departamentos da empresa

Todo profissional que lidera pessoas conhece, bem de perto, o desafio de fortalecer a união, o comprometimento e a coesão de um time, afinal, pessoas unidas em torno de um propósito atingem resultados rápidos e melhores.

Entretanto, se o oposto acontece, as chances de um projeto fracassar aumentam consideravelmente. E neste cenário, líderes e colaboradores passam a ter suas funções questionadas.

Se a tarefa de manter o espírito de equipe já é intensa em pequenos grupos, imagine só gerenciar o relacionamento de um quadro inteiro de colaboradores? Pois essa é uma das maiores missões da área de recursos humanos.

Pesquisas mostram que 46% de 100 diretores de RH se preocupam com os constantes conflitos entre suas equipes. Desse percentual, apenas a metade se sente apta para solucionar tais embates.

É claro que os conflitos são naturais e aceitáveis até certo limite, mas cabe ao RH e aos gestores tornar a convivência entre os times mais fácil e produtiva, evitando maiores desgastes ao clima organizacional.

Além de favorecer a produtividade, a boa convivência entre as equipes pode ser uma vantagem competitiva para os RHs, especialmente em tarefas de atração e retenção de talentos.

Diante desse cenário, resta-nos as seguintes perguntas: como manter ou melhorar o relacionamento entre os departamentos de uma empresa? É possível estimular o diálogo e a cooperação entre áreas que atuam de diferentes maneiras?

As repostas você confere neste artigo. Acompanhe!

Assuma o problema

Aquela velha história de que os conflitos se amenizam com o passar do tempo não vale para o ambiente de negócios. O problema é que a maioria dos gestores prefere ignorar situações embaraçosas, ao invés de tomar atitudes para resolvê-las o mais rápido possível.

Alinhado com a liderança, o RH deve identificar as causas dos conflitos entre as equipes, que podem ser encontradas na supervalorização de uma área, no choque de valores, nas disputas por resultados ou simplesmente na ausência de um acordo entre ideias distintas.

Pesquisas internas podem ajudar o RH a encontrar a causa do problema para então discuti-lo com a liderança. Na sequência, é importante traçar um plano de ação conjunta, que envolva até mesmo o presidente da empresa.

No próximo tópico, falaremos sobre uma das causas que mais geram conflitos entre departamentos e citaremos exemplos do que pode ser feito para amenizar a situação.

Promova a igualdade

Em diversas companhias do Brasil e do mundo, é possível notar que certos departamentos acreditam ter mais relevância para o negócio do que os demais. Logo, seus gestores e funcionários acabam supervalorizando seus resultados e menosprezando o trabalho dos outros times.

Como consequência desse comportamento ou por mera falta de conscientização, os departamentos taxados de pouco estratégicos passam a agir como mero cumpridores de tarefas burocráticas e viram celeiro de funcionários pouco motivados para o trabalho.

Para corrigir essa mentalidade, o RH, juntamente com a liderança – incluindo a presidência – deve promover ações de comunicação ou de recompensa que demonstrem a importância que cada departamento tem na cadeia de produção.

Em seus pronunciamentos, o líder maior da companhia pode e deve destacar os resultados dos mais diversos times, sem deixar de ressaltar que a meta batida de um departamento tem origem ou reflexo no desempenho dos demais.

Já os gestores das equipes precisam reafirmar o discurso do presidente, evitando a supervalorização de uns em detrimento dos outros.

Por fim, cabe ao RH conscientizartreinar e capacitar a liderança para a resolução de conflitos e promover ações de comunicação que disseminem a igualdade entre os times.

Estimule as trocas e a convivência

Seja qual for a causa dos conflitos, o RH sempre deve facilitar o diálogo, as trocas e a convivência entre os departamentos como forma de melhorar o clima da empresa.

Conforme citamos no tópico anterior, toda área deve conhecer a influência que as demais têm no negócio. Dessa forma, a equipe passa a ter consciência de que não impulsiona a empresa apenas por mérito próprio.

Isso não significa que o RH deve deixar de valorizar os resultados de um bom time, afinal, a falta de estímulos ou de recompensas pode levar um bom grupo ao fracasso. A ideia aqui é promover mais igualdade e também uma troca de esforços, fazendo com que uma equipe se apoie mais na outra.

Um bom exemplo pode partir do próprio RH. Diversos estudos e análises de especialistas defendem uma maior atuação do marketing nos trabalhos de gestão de pessoas.

Profissionais de marketing sabem, como ninguém, promover as ações de uma empresa, realizar sondagens com públicos de interesse e atrair mais pessoas para o negócio, três tarefas que, de certa maneira, o RH desenvolve em suas ações de atração e retenção de talentos.

Parcerias como essa podem se disseminar pela empresa. Basta que a companhia estimule a convivência conscientize seus profissionais dos benefícios das trocas.

Utilize a comunicação como ferramenta de integração

“Com jornadas de trabalho longas e, por vezes, cansativas, fica difícil promover constantes iniciativas que facilitem a integração das equipes de forma presencial. Logo, é preciso recorrer a outras ferramentas que façam os departamentos se sentirem unidos”.

Nesse e em outros contextos, a comunicação se torna um importante instrumento de trabalho para o RH. As inúmeras possibilidades de mensagens e canais tornam as ações ainda mais relevantes, tanto para os funcionários quanto para a própria equipe de gestão de pessoas.

Quando bem executada, a comunicação reúne as pessoas num propósito, mesmo que elas não compartilhem o mesmo espaço físico. Portanto, cabe ao RH utilizá-la na prevenção e na gestão de conflitos entre departamentos.

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