95977383 535383630702864 1890116421506039808 N - Grupo Socium

Como montar um modelo de descrição de cargo? Saiba aqui!

Fazer uma contratação eficiente e certeira é uma tarefa difícil e de extrema importância. Cada etapa do processo deve acontecer de maneira coerente com a vaga e com muita atenção. Nesse sentido, uma peça fundamental para o sucesso da contratação é um modelo de descrição de cargo adequado.

O modelo de descrição de cargo é a forma usada para descrever uma vaga aberta para um processo seletivo em uma empresa. É um erro comum subestimar a relevância da descrição de cargo em todo o processo.

Além disso, a descrição não apenas apresenta a posição aberta para o público, mas muitas vezes é o primeiro contato com a empresa. Logo, essa descrição também influencia na forma como a organização é percebida por potenciais clientes, parceiros e colaboradores.

Pensando nisso, decidimos criar um miniguia para ajudar você a montar um modelo de descrição de qualidade e eficiente para aprimorar o seu processo seletivo. Continue a leitura e confira!

Quais são as aplicações do modelo de descrição de cargo?

Além de seu uso para anunciar um cargo aberto na empresa, a descrição de cargo também é útil para auditorias (como a ISO 9001) e para a avaliação de competências, ajudando a identificar as habilidades, ações e os conhecimentos necessários para ocupar uma vaga específica.

Como montar um modelo de descrição de cargo?

Existem várias formas de realizar um modelo de descrição, pois sua estrutura também é influenciada por especificidades relacionadas ao cargo e à empresa ofertante. No entanto, de uma maneira geral, toda descrição conta com os seguintes elementos.

Título do cargo

O título do cargo deve ser coerente e fiel ao cargo da vaga anunciada, em relação à formação técnica necessária e suas reais atribuições e funções.

Descrição curta da função

Essa parte é uma das mais importantes dentro de um modelo de descrição de cargo, já que tem como propósito descrever, de maneira breve e precisa, quais funções e competências são esperadas do profissional que ocupar o cargo.

Missão ou objetivos do cargo

Para além das atribuições rotineiras e técnicas, um cargo carrega consigo seus objetivos principais. Aqui é o espaço reservado para que a empresa possa descrever melhor sobre o propósito geral da vaga e em relação ao que deve ser priorizado e valorizado.

Também serve de excelente oportunidade para apresentar os valores que formam a cultura da organização. Ao colocar elementos que transpareçam a cultura da empresa, a descrição do cargo consegue, ao mesmo tempo, filtrar perfis de personalidade desejados nos candidatos e reforçar a imagem da organização e sua missão.

Requisitos para ocupar a vaga

Nessa seção descreve-se o que é esperado de cada candidato em relação à sua formação técnica e outras exigências curriculares.

A partir dessa descrição, ocorre o primeiro grande filtro de interessados a candidatos plausíveis para o que a empresa espera. Portanto, é de extrema importância que os requisitos para ocupar a vaga sejam avaliados minuciosamente e atualizados de acordo com a realidade prática do cargo.

Após listar os requisitos mais facilmente detectáveis, agora é o momento para indicar caso haja competências mais sutis ou de caráter interpessoal que sejam primordiais para a vaga. Nesse caso pode-se incluir questões específicas que tenham a ver com a natureza da função, ainda que não sejam estritamente técnicas, desde que não sejam discriminatórias.

Informações adicionais

Como o nome sugere, nessa seção vão informações complementares que não couberam ou não seriam coerentes em outras partes do anúncio, mas que são importantes para a empresa.

Esse espaço normalmente conta com informações a respeito do negócio e as formas de entrar em contato. Além disso, também pode conter informações sobre o meio de candidatar-se à vaga e até quando a empresa vai aceitar inscrições.

É importante lembrar que cada uma dessas seções deve ser planejada de acordo com a proposta da vaga, e seu conteúdo deve ser preciso e claro.

Como montar um modelo de descrição de cargo adequadamente?

O modelo de descrição de cargo deve ser coerente com a vaga ofertada e apresentar informações realistas. Para isso, pode-se usar os seguintes métodos para fazer a descrição.

Questionário

Nesse método é utilizado um formulário, que deve ser preenchido por colaboradores a respeito de seus cargos.

É um procedimento que conta com a vantagem de ser rápido, mas pode ser insuficiente para alguns tipos de oportunidades, já que não conta com espaço para serem ressaltados aspectos particulares do cargo.

Essa limitação pode ser significativa principalmente em cargos que são ocupados pelas mesmas pessoas há muito tempo, de forma que muitas vezes existem especificidades a respeito de seus procedimentos desconhecidos pela gestão.

Observação

Trata-se de um método muito usado para funções simples, que podem ser entendidas facilmente e que, geralmente, envolvem atividades mecânicas. É extremamente bem utilizado em cargos mais fáceis e de larga escala, com muitos funcionários desempenhando a mesma função.

Apesar de extremamente limitada, ainda é uma alternativa eficiente e ideal para os casos em que não há muita profundidade ou dificuldade na função, poupando recursos até mesmo para avaliar de forma mais profunda os cargos mais complexos.

No entanto, é preciso atentar-se à possibilidade de subestimar alguma função. Nesse caso, a negligência em avaliar pode ter consequências desastrosas e custos altíssimos. Os prejuízos com uma contratação errada afetam toda a empresa, principalmente o setor financeiro.

Entrevista

Entre os três tipos, é o método mais demorado e custoso, mas o mais preciso. Pode-se aliar a entrevista ao questionário para obter um resultado ainda mais acertado, podendo formular perguntas que contemplem aspectos não respondidos antes.

Como visto, há várias maneiras de coletar os dados essenciais para realizar o modelo de descrição de cargo, além de sua estrutura contar com variações de acordo com a vaga. Portanto, é imprescindível que, independentemente da forma como é realizada, a descrição seja clara sobre o que a empresa espera do candidato em termos de comportamento, perfil profissional e formação.

De toda forma, é aconselhável que a empresa conte com uma consultoria de companhias especializadas. Agora que você já sabe tudo sobre montar um modelo de descrição de cargo, que tal entender melhor o que fazer na hora de divulgar uma vaga nova? Leia este artigo e entenda tudo que você precisa para anunciar da forma mais eficiente possível!

Logo Branca - Grupo Socium

Endereço: Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro, Mogi das Cruzes – SP

CEP: 08730-120

Telefone: (11) 93390-4974

Institucional

Sobre a Socium

Blog

Materiais Gratuitos

Fale Conosco

Soluções

Socium Consultoria

Socium Assessment

Recomendado só para você!
Cultura organizacional pode ser definida como um sistema de valores que diferencia uma…
Cresta Posts Box by CP