Post 800x500 17 - Grupo Socium

Como reduzir o turnover na empresa?

Demissões e contratações são comuns em qualquer empresa, mas é preciso se preocupar quando o nível de rotatividade de colaboradores está alto.

Essa rotatividade é chamada de turnover e merece uma atenção especial da equipe de RH para que não gere custos adicionais elevados para a companhia. E você, sabe como reduzir o turnover na empresa?

 

O que é turnover?

O turnover é o índice de rotatividade de colaboradores na sua empresa. É um dos indicadores mais importantes para que o setor de RH possa avaliar a gestão de desempenho da companhia e planejar estratégias direcionadas à retenção de talentos.

Infelizmente, a rotatividade no mercado de trabalho se mantém elevada no Brasil. Esse é mais um motivo para se preocupar com o índice de turnover da sua empresa e tomar atitudes para identificar o que pode ser melhorado.

Algumas causas principais da rotatividade de colabores são os altos índices de oportunidades oferecidas pela concorrência e o recrutamento de funcionários que não se encaixam no perfil da empresa ou da vaga oferecida.

 

Como reduzir o turnover na empresa?

Comentamos algumas causas, mas você sabe como reduzir o turnover na empresa?

Acredite, não é tão difícil quanto parece. A sua companhia pode tomar algumas atitudes simples para aumentar a motivação no trabalho, conquistar os colaboradores e conseguir a tão sonhada retenção de talentos.

Olha só essas dicas de como reduzir o turnover na empresa:

 

1. Contrate a pessoa certa

O primeiro passo de como reduzir o turnover na empresa é planejar um processo seletivo que resulte em contratações assertivas.

Você precisa saber como contratar a pessoa certa para a vaga certa. Isso diminui os custos de recrutamento e seleção e contribui para a redução do índice de turnover da sua empresa.

Uma boa dica para acertar na hora de selecionar um novo colaborador é utilizar a análise de perfil comportamental nas entrevistas.

Com um simples teste, você consegue identificar características comportamentais do profissional, assim você conhecerá melhor os candidatos e poderá fazer uma escolha mais assertiva.

 

2. Estimule os colaboradores

Uma boa gestão de pessoas inclui estratégias para manter os colaboradores motivados. Por isso, faça o acompanhamento dos funcionários, ofereça benefícios, reconheça os trabalhos bem realizados e ofereça treinamentos corporativos.

Além de ajudar na retenção de talentos e diminuir a rotatividade de colaboradores, essas medidas farão com que você tenha uma equipe mais qualificada e melhor preparada para lidar com o trabalho.

 

3. Faça uma boa gestão de desempenho

Uma boa gestão de desempenho é fundamental para reduzir o índice de turnover da sua empresa, assim como para garantir a retenção de talentos.

A gestão de desempenho nada mais é do que engajar seus colaboradores, estimulando a coletividade. Esse modelo permite melhorar o relacionamento entre funcionários, contribuindo para um ambiente de trabalho agradável.

 

Contrate uma consultoria de RH!

Cuidar da gestão de desempenho e do índice de turnover de uma empresa pode ser difícil e por isso o Grupo Socium oferece a melhor consultoria de RH!

Orientamos e traçamos junto com a equipe de RH as melhores estratégias para tornar os processos ágeis e precisos, inclusive a redução de turnover.

Confira nossos serviços no site!

Logo Branca - Grupo Socium

Endereço: Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro, Mogi das Cruzes – SP

CEP: 08730-120

Telefone: (11) 93390-4974

Institucional

Sobre a Socium

Blog

Materiais Gratuitos

Fale Conosco

Soluções

Socium Consultoria

Socium Assessment

Recomendado só para você!
Como os treinamentos ajudam na retenção de talentos? Com um…
Cresta Posts Box by CP