Post 800x500 31 - Grupo Socium

Competências técnicas e comportamentais: afinal, o que são?

Competências técnicas e comportamentais trabalham com a aptidão profissional das pessoas e suas características individuais. Antigamente, bastava ter um diploma para demonstrar as suas habilidades. Entretanto, nos dias de hoje, as empresas estão exigindo que essas habilidades sejam realmente comprovadas.

A companhia que deseja ter um bom profissional para compor a sua equipe de trabalho deve buscar essas duas particularidades em seus candidatos. Dessa forma, o colaborador poderá realizar um trabalho eficiente e de acordo com as exigências e a cultura da organização.

As duas competências  têm as suas especificidades. Pensando nisso, desenvolvemos este post com informações importantes sobre o que elas são e quando devem ser observadas dentro das organizações. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

O que são competências técnicas e comportamentais?

Competências são virtudes que um profissional possui para desenvolver determinada tarefa ou função. Elas estão diretamente relacionadas às suas habilidades, conhecimento e atitudes para executar o seu trabalho.

Assim, as competências comportamentais estão ligadas a capacidade que uma pessoa tem de  se adaptar à cultura da empresa. Essas habilidades podem ser:

  • criatividade;
  • transparência;
  • colaboração;
  • comunidade;
  • inteligência emocional,
  • compartilhamento;
  • mindfulness;
  • empatia;
  • capacidade de experimentação;
  • e espírito empreendedor.

Elas podem ser desenvolvidas com o profissional durante a sua permanência na empresa. Porém, é imprescindível detectar que o candidato tenha o perfil ideal para ser inserido no processo.

As competências técnicas estão relacionadas ao conhecimento adquirido por meio de sua formação profissional e pelas experiências vivencidas no exercício das suas funções profissionais. Por exemplo:

  • graduação;
  • idiomas;
  • especialização;
  • método de trabalho, etc.

Assim, com essas competências a pessoa demonstra seus atributos que correspondam à qualificação para o bom desempenho da atividade que lhe for designada.

Quando considerá-las?

São diversas as situações em que essas competências devem ser levadas em conta em uma empresa. Veja algumas delas.

Avaliação de funcionários

É muito importante detectar o desenvolvimento do colaborador durante a sua permanência na empresa. Assim, se faz necessário testar as suas habilidades. Uma boa maneira de medir isso é aplicando a avaliação de desempenho.

É recomendável que essa avaliação seja feita de acordo com as competências necessárias para cada cargo.

Antes de uma promoção

Nesse caso, as competências devem ser verificadas para atestar se o candidato está realmente preparado para receber essa promoção, ou seja, se ele realmente demonstrou as qualificações para encarar novos desafios dentro da empresa.

O ideal é que a organização tenha um perfil traçado para todos os cargos. Assim, ficará mais fácil de detectar tais habilidades em cada candidato. A avaliação de desempenho também é uma ótima ferramenta para ser utilizada nesse caso.

Mapeamento do perfil ideal para determinado cargo

Por meio da análise das competências técnicas e comportamentais é possível traçar o perfil ideal de um colaborador para um determinado cargo. Dessa forma, as habilidades ditarão a forma como as atividades devem ser desempenhadas, assim como o perfil adequado para ocupar determinada vaga.

Antes de tudo, é preciso descrever minuciosamente as atividades do cargo com a sua identificação, organograma, missão, atividades, experiências, entre outros.

Processo de seleção

Avaliar as competências técnicas e comportamentais é fundamental para a escolha certa do profissional de acordo com as necessidades da organização.

Uma ferramenta muito utilizada pelos recrutadores para aferir essas habilidades é o teste DISC. Ele considera quatro principais determinantes: influência, dominância, conformidade e estabilidade. Cada um pode estar presente em menor ou maior grau nos profissionais, desenhando sua maneira de agir no dia a dia.

Trabalhar com as competências técnicas e comportamentais é fundamental para obter sucesso nas contratações e reter talentos. Dessa forma, não deixe de aplicar esses conhecimentos na sua instituição. Dessa forma, o empreendimento mantém equipes eficientes e amplia o valor no mercado.

Gostou do nosso post sobre competências técnicas e comportamentais? Aproveite e compartilhe nas suas redes sociais para que seus colegas de trabalho e profissionais da área também entendam sobre o assunto!

Logo Branca - Grupo Socium

Endereço: Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro, Mogi das Cruzes – SP

CEP: 08730-120

Telefone: (11) 93390-4974

Institucional

Sobre a Socium

Blog

Materiais Gratuitos

Fale Conosco

Soluções

Socium Consultoria

Socium Assessment

Recomendado só para você!
Na atualidade, é muito importante que as empresas tenham interesse em investir em…
Cresta Posts Box by CP