Estaanalisevaiteajudarasepararojoiodotrigonasuaempresa Post (1) - Grupo Socium

Comportamento Organizacional: a definição simples e direta que você procura

Comportamento organizacional: descubra como melhorar os resultados da sua empresa analisando fatores que permeiam o seu dia a dia sem você perceber

O comportamento organizacional fala muito mais sobre qual vai ser o futuro da sua empresa do que você pode imaginar.

Uma empresa é muito mais do que apenas pessoas trabalhando. Se não houver sinergia, é impossível efetivar resultados e alcançar altos níveis de produtividade. Então, é neste momento que se faz necessário compreender o que é o comportamento organizacional e a sua função quanto ao ambiente de trabalho que o seu negócio promove.

Dessa forma, escrevemos este artigo para que você compreenda a fundo as microrrelações que envolvem o seu corpo de colaboradores, assim como para que tenha um norte para seguir firme rumo ao crescimento saudável e constante da sua companhia.

Leia o artigo até o final e aproveite a leitura!

O que é comportamento organizacional?

Em aspectos gerais, podemos dizer que o comportamento organizacional é a compreensão sobre o modo de se comportar de cada um dos seus colaboradores, desde os liderados aos líderes, assim como as mudanças que isso pode – e causa – no ambiente de trabalho.

Sendo assim, considerando as informações anteriores, a análise e o entendimento quanto ao comportamento organizacional norteiam a gestão de pessoas para identificar a necessidade de desenvolvimento do capital humano, assim como da equipe como um todo, seja de forma individual ou em grupo, visando o benefício explícito das relações de trabalho e resultados alcançados pela empresa.

Para além disso, é necessário compreender o fato de que o comportamento organizacional está intrinsecamente ligado aos processos do empreendimento, uma vez que sua análise fornece um overview completo do caminho necessário para desenvolver cada uma das tarefas de acordo com as necessidades empresariais e, é claro, com o perfil de cada um dos colaboradores.

Tipos de comportamento organizacional

  • Focado na ética: se baseia nas normas de conduta profissionais para o desenvolvimento das atividades internas.
  • Focado na responsabilidade: baseia-se no comprometimento individual e auxílio geral à equipe.
  • Focado no controle gerencial: tem como preceito básico à superioridade hierárquica. Ou seja, diz respeito diretamente à maneira como um líder (geral ou de departamento) lida com seus liderados em relação a um projeto ou até mesmo no dia a dia. Neste tipo de comportamento é visível que o controle gerencial se aplica de diferentes maneiras.
  • Focado no estímulo competitivo: comumente usado no ambiente onde os resultados empresariais dependem do lucro objetivo, esse tipo de comportamento diz respeito à maneira como metas são implementadas para alcançar resultados de maneira mais efetiva e acelerada.
  • Autocrático: este tipo de comportamento, além de perigoso, é prejudicial à equipe, tendo em vista que, mesmo mantendo um tratamento “sadio” para com seus liderados, o gestor, ainda assim, impõe de maneira ditatorial as obrigações e especifica as microrrelações de poder, trazendo à tona toda a sua autoridade à medida em que deixa claro sua superioridade, bem como a inferioridade de seus liderados em relação aos processos de desenvolvimento e as tomadas de decisões. Vale ressaltar que essa é uma representação clara de liderança ditatorial no qual o indivíduo tem por opções básicas aceitar a situação ou ser dispensado.
  • Pautado na perseguição: assim como o anterior, não há nobreza alguma neste tipo de conduta, uma vez que prejudica as atividades da equipe e pode, até mesmo, levar o colaborador ao desenvolvimento de problemas psicológicos. Portanto, pode-se dizer que este posicionamento se dá através de ações, como o assédio moral ou físico, assim como o constrangimento do profissional por meio da comunicação agressiva. 

A importância de entender a fundo o posicionamento da sua empresa

Assim como foi possível identificar ao compreender os tipos de comportamento organizacional, é visível que o entendimento quanto a eles é de suma importância, uma vez que não apenas os resultados da organização, mas a saúde mental e física dos indivíduos que a compõem podem estar em risco por condutas inapropriadas.

Sendo assim, vale lembrar a importância do auxílio de profissionais consultores que entendam as suas necessidades e sejam capazes de desenvolver tanto o corpo de funcionários quanto a liderança empresarial a fim de criar um ambiente propício ao trabalho e, é claro, melhorar os resultados de crescimento.

Dessa forma, caso precise de auxílio, entre em contato com a gente! 

Será um enorme prazer poder ajudar. 

Logo Branca - Grupo Socium

Endereço: Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro, Mogi das Cruzes – SP

CEP: 08730-120

Telefone: (11) 93390-4974

Institucional

Sobre a Socium

Blog

Materiais Gratuitos

Fale Conosco

Soluções

Socium Consultoria

Socium Assessment

Recomendado só para você!
Potencialize O Seu Capital Humano De Uma Vez Por Todas!…
Cresta Posts Box by CP