Post 800x500 32 - Grupo Socium

Inclusão nas organizações: como trazer mais diversidade para a empresa?

Na atualidade, é muito importante que as empresas tenham interesse em investir em diversidade e inclusão, pois é algo que gera valor para a marca. Além disso, demonstra o quanto a instituição respeita o ser humano como um todo e está preocupada com a parte social. Desse modo, ter mais inclusão nas organizações é a melhor forma de torná-las mais plural e democrática.

Neste post, apresentaremos algumas dicas de como a sua empresa pode investir em mais diversidade e inclusão. Confira!

Não generalize

Umas das principais dicas para trazer mais diversidade para a sua empresa é não fazer generalizações. Isso porque cada indivíduo tem características e necessidades distintas que não podem ser compradas. Assim, generalizar todos os candidatos é um sério erro.

O ideal é que a sua organização faça um processo seletivo pautado em informações sobre quais são as adaptações necessárias para cada candidato, levando em consideração que os ajustes devem ser feitos para que os selecionados se sintam acolhidos pela empresa.

Trate todos igualmente

Além de não fazer generalizações, outra dica essencial é tratar todos igualmente para mais inclusão nas organizações. Para isso, a preocupação da sua empresa deve ser garantir chances iguais para todos, de modo a eliminar qualquer discriminação baseada em cor, raça, sexo, religião, origem social etc.

Otimize técnicas de recrutamento

Outra orientação para proporcionar mais diversidade para a sua empresa é com a otimização das técnicas de recrutamento. Atualmente, temos várias técnicas e metodologias de recrutamento para atrair talentos e promover a diversidade, sendo que a utilização desses recursos é de suma importância para realizar processos seletivos mais justos.

Para otimizar essas técnicas, é preciso que os profissionais de RH tenham capacitação no campo da inclusão e da diversidade humana. Com isso, é possível ter entendimento sobre o tipo de deficiência apresentado pelo candidato, assim como as condições físicas e psicológicas que a empresa vai oferecer para que ele desenvolva seu trabalho.

Melhore a acessibilidade

Para tornar uma empresa mais inclusiva, é fundamental melhorar a acessibilidade do local de trabalho. Aliás, essa é uma das exigências da Lei de Cotas e da Lei de Acessibilidade para fazer com que as organizações possam adequar os seus ambientes e torná-los mais inclusivos.

Assim, invista em um espaço físico que comporte, confortavelmente, pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, de forma que os colaboradores possam executar as suas atividades sem maiores esforços.

Implante a cultura de oportunidades

Por fim, para a sua empresa poder investir em mais diversidade e inclusão, é essencial implantar a cultura de oportunidades para que todos possam ter as mesmas chances de crescer dentro da organização por meio de uma gestão justa de cargos e salários.

Para isso, é válido contar com o auxílio de um sistema de gestão de pessoas, para o fornecimento de indicadores, como cargos e salários, análise de desempenho, perfil comportamental etc. Com a ajuda desse software, será mais fácil desenvolver a cultura de oportunidades e a promoção da diversidade.

Neste post, abordamos algumas orientações para a inclusão nas organizações. Vale destacar que as empresas precisam fazer investimentos para implantar a diversidade e a inclusão, como a necessidade de treinamentos constantes sobre o tema aos colaboradores para a construção de um ambiente de trabalho harmônico e respeitoso.

Então, gostou da leitura? Deixe o seu comentário no post, pois estamos à disposição para responder as suas dúvidas!

Logo Branca - Grupo Socium

Endereço: Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro, Mogi das Cruzes – SP

CEP: 08730-120

Telefone: (11) 93390-4974

Institucional

Sobre a Socium

Blog

Materiais Gratuitos

Fale Conosco

Soluções

Socium Consultoria

Socium Assessment

Recomendado só para você!
Final de ano é uma das épocas em que mais…
Cresta Posts Box by CP