Post 800x500 8 - Grupo Socium

Livros para o RH!

Atualizar-se constantemente é praticamente uma obrigação dos profissionais que pretendem obter ou manter o sucesso, e essa premissa também se aplica aos profissionais de recursos humanos. Quem não procura obter conhecimentos extras sobre a área de gestão de pessoas dificilmente vai se manter por muito tempo no mercado de trabalho.

Embora muitas pessoas creiam que para estudar é preciso se matricular em um curso formal de educação, por vezes, o conhecimento necessário pode estar ao alcance de nossas mãos. Diversas publicações voltadas para a área de RH, especialmente aquelas que foram escritas por grandes especialistas, valem por uma aula.

Por isso, listamos nesse artigo os melhores livros para RH. São indicações de leituras voltadas para profissionais de todos os níveis hierárquicos.

Confira as nossas sugestões e boa leitura!

Gestão de Pessoas. O Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações

Autor: Idalberto Chiavenato

Escrito por um dos autores mais respeitados da área, o livro oferece parâmetros para que o profissional consiga elevar a área de RH a um status estratégico.

A obra fala dos novos desafios da gestão de pessoas na atualidade e direciona os trabalhos do gestor para seis ações que, inerentemente, se conectam: agregar, recompensar, desenvolver, monitorar, manter e aplicar pessoas. Basicamente, esses são os tópicos que constituem a base estrutural do livro e, segundo o autor, a base da gestão de qualquer equipe dentro de uma organização.

Pipeline de Liderança

Autores: Ram Charan, Stephan Drotter, James Noel

Neste livro, três consultores – entre eles o guru de RH indiano Ram Charan –  apresentam um dos esquemas mais práticos e inovadores de desenvolvimento de lideranças nas organizações. Eles oferecem um modelo para identificar os futuros líderes, avaliar suas competências, planejar seu desenvolvimento e medir resultados.

A figura do pipeline (que significa oleoduto ou encanamento) é utilizada pelos autores para representar o caminho das transições na carreira de um profissional que almeja ou tem vocação para a liderança. Pelo livro, notamos que existem 6 diferentes níveis de liderança, e em cada um  deles é preciso apresentar certas aptidões, habilidades e até mesmo valores.

O livro é tido como um manual por muitos gestores de RH, inclusive do Brasil. O conceito de pipeline, apresentado no livro, é tema de palestras, treinamentos e diversas ações de RH.

A transformação do RH. Construindo os Recursos Humanos de Fora Para Dentro

Autor: Dave Ulrich

Escrito por outro grande nome da área de gestão de pessoas, a obra parte do princípio de que o maior desafio dos profissionais do RH na atualidade é ajudar suas respectivas organizações a ter sucesso. Para tanto, todos (gestores e profissionais da área) devem se concentrar na função externa do RH, ou seja, no entendimento do que clientes e investidores precisam.  Essa é uma proposta inovadora, afinal, o RH possui uma grande tendência em olhar apenas para dentro da empresa.

Para deixar esse papel bem claro, Ulrich e seus co-autores oferecem um modelo dividido em quatro fases que mostra como a área de RH pode atuar como verdadeiro parceiro estratégico.

Competência: a chave do desempenho

Autor: Cecília Bergamini

A gestão por competências, que também faz parte do universo do RH, é tema central dessa obra. A autora mostra como os recursos da competência individual podem se tornar diferenciais competitivos para organizações congêneres, ou seja, que atuam nos mesmo setores e que, de certa forma, buscam a liderança em sua fatia de mercado.

Por isso, a autora dá pistas de como encontrar e preservar essa competência, bem como potencializá-la em cada pessoa e/ou equipe.

Gestão de pessoas não é com o RH

Autor: José Luiz Bichuetti

O autor faz uma grande provocação com o título desse livro e defende sua tese de maneira bem prática. Nas páginas da obra, ele diz que o departamento de Recursos Humanos precisa atuar como uma área de consultoria estratégica, para que os gestores de cada área saibam gerir seus recursos humanos, afinal, faz parte do escopo de líder identificar as necessidades dos colaboradores e administrá-las em parceria com o RH.

Para o autor, os líderes devem passar a encarar o capital humano como ativo, os executivos devem se preparar mais para gerir o seu pessoal e a área de Recursos Humanos deve ser mais valorizada nas empresas.

O Poder do Coaching – Ferramentas, Foco e Resultados

Autor: José Roberto Marques

Quem pretende conhecer ou aprofundar os estudos sobre a técnica do coaching pode recorrer a essa obra. Em suas 400 páginas, o autor apresenta as principais técnicas, métodos e ferramentas utilizadas e desenvolvidas pelos maiores coaches do mercado. Esses especialistas acreditam que o coaching é uma poderosa metodologia, que tem o poder de maximizar o desenvolvimento humano e organizacional.

Feedback Corporativo

Autor: Simoni Missel

Uma das tarefas mais críticas e necessárias dos gestores está relacionada ao feedback.  Ciente disso, a autora resolver abordar o tema em seu livro, a fim de evitar que as empresas continuem perdendo talentos por conta da dificuldade de relacionamento entre líderes e colaboradores.

Na obra, a autora defende o uso do feedback como ferramenta de desenvolvimento humano e profissional. Ela usou como base mais de 15 pesquisas que desenvolveu e aplicou em seus mais de 30 anos de experiência profissional. Com a leitura, os gestores terão um guia para aplicar um feedback ciente e enriquecedor, tanto para a empresa como para o funcionário.

Manual de Treinamento e Desenvolvimento. Processos e Operações

Autores: Gustavo Boog e Magdalena Boog

Como o título já sugere, o livro tem a pretensão de ser uma referência sobre o tema “Treinamento e Desenvolvimento” no país. Os autores apresentam todo o conhecimento necessário para a formação e a atuação do profissional de recursos humanos que atua na educação corporativa.

Produzida em parceria com a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), a obra toca em outros assuntos, como cultura e valores organizacionais, gestão do clima organizacional, uso de sistemas de informação em treinamentos, preparação de equipes virtuais, entre outros, além de incluir casos e exemplos brasileiros.

O Guia completo para contratar a pessoa certa

Autor: Grupo Socium

Esse E-book, elaborado por nós da Socium, é voltado para quem deseja melhorar a performance da área de RH, especialmente em projetos de atração de talentos. Nele, o leitor encontra 11 ações a serem tomadas para realizar contratações mais assertivas.

O E-book é gratuito e pode ser acessado por qualquer pessoa. Para fazer o download agora mesmo, CLIQUE AQUI

Esperamos que essas sugestões sejam úteis para você! Tem algum livro que também considera um dos melhores? Conte pra gente!

Logo Branca - Grupo Socium

Endereço: Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro, Mogi das Cruzes – SP

CEP: 08730-120

Telefone: (11) 93390-4974

Institucional

Sobre a Socium

Blog

Materiais Gratuitos

Fale Conosco

Soluções

Socium Consultoria

Socium Assessment

Recomendado só para você!
Quando o assunto é formação de líderes, muitos gestores de…
Cresta Posts Box by CP