Post 800x500 2 - Grupo Socium

Mapeamento de perfil comportamental: o que é e como aplicá-lo?

Últimos dias do mês, Ana corre para encerrar os cálculos de pagamento a tempo de depositar o salário de todos os funcionários. Nesse momento, Pedro entra no RH e anuncia seu pedido de demissão, apenas quatro meses após ser promovido a gerente. A notícia era péssima e poderia ser evitada com o mapeamento de perfil comportamental.

Afinal Pedro trabalhava na empresa há 5 anos e sempre tinha sido destaque como analista. Ninguém, inclusive Ana, tinha dúvidas de que, com todo os conhecimentos acumulados na função, ele seria um ótimo gerente. Mas identificar as competências técnicas  é apenas a primeira etapa de um recrutamento eficiente.

Para que você não cometa o mesmo erro de Ana, continue a leitura deste artigo. Vamos apresentar o que é um mapeamento de perfil comportamental e como utilizá-lo para encontrar o candidato perfeito para as vagas da sua empresa.

Mapeamento de perfil comportamental: a ferramenta de análise definitiva para seu recrutamento

O mapeamento consiste em um conjunto de questões que busca agrupar os profissionais e candidatos em quatro grupos que caracterizam a maneira como eles agem com relação ao trabalho e aos colegas.

Além de ser decisivo no processos de recrutamento e seleção, o mapeamento adequado dos perfis lhe possibilita identificar as ambições de cada colaborador, estruturar equipes com maior integração e eficiência e planejar melhor a alocação do capital humano da sua empresa. Mas para atingir todos esses objetivos é preciso identificar e distribuir as pessoas da sua equipe em quatro categorias:

Executores

Esse primeiro grupo é composto por profissionais ativos, dinâmicos e otimistas. Eles têm determinação e facilidade para assumir responsabilidades, o que os torna líderes natos.

Contudo, tendem a ser bastante autoritários, característica que você como profissional de RH precisa contornar.

Comunicadores

Sabe aquele profissional que é amigo de todo mundo na empresa e sempre levanta a mão nas dinâmicas do RH, pois é, esse é o típico comunicador. Comunicativos, ágeis e autônomos, eles são excelentes para funções que exigem criatividade e trabalho em equipe.

Planejadores

Por outro lado, os planejadores são calmos e prudentes. Se apegam a suas rotinas e às normas, o que faz deles excelentes recursos para situações críticas, em que são necessárias decisões assertivas e calculadas.

Como o nome sugere, são excelentes em funções de planejamento e na elaboração dos procedimentos.

Analistas

Por fim, os analistas são, por regra, os mais sensíveis e calados da empresa. Esses profissionais são minuciosos em tudo o que fazem, o que os torna muito sensíveis a críticas ao seu trabalho ou perfil.

A despeito da sensibilidade, os analistas são os profissionais mais pontuais da empresa e se comprometem como poucos com os prazos de entrega.

Análise DISC: o segredo para identificar o perfil dos seus colaboradores

Para determinar claramente cada um desses perfis, o ideal é realizar a avaliação dos colaboradores conforme: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade, iniciais do mnemônico DISC.

Através desse teste, você identifica como seus colaboradores lidam com os problemas e compreendem em qual dos perfis eles se encaixam.

Com todas essas ferramentas e o apoio de uma empresa especializada, Ana certamente não teria que enfrentar a demissão de Pedro. Para que você não acabe como a protagonista da nossa história, fale agora mesmo com o Socium e entenda como aplicar o mapeamento de perfil comportamental

Logo Branca - Grupo Socium

Endereço: Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro, Mogi das Cruzes – SP

CEP: 08730-120

Telefone: (11) 93390-4974

Institucional

Sobre a Socium

Blog

Materiais Gratuitos

Fale Conosco

Soluções

Socium Consultoria

Socium Assessment

Recomendado só para você!
Qualquer profissional sério de RH sabe que contar com estratégias…
Cresta Posts Box by CP