Post 800x500 12 - Grupo Socium

Melhore seu Processo Seletivo em 5 Passos

Ter um processo seletivo ágil e dinâmico, com qualidade de candidatos e de resultados, é o sonho de qualquer gestor de recursos humanos. Entretanto, a pressão por resultados e o corte de gastos obrigaram muitos líderes da área a adiar seus planos de melhoria, especialmente no que se refere ao recrutamento e seleção de talentos.

Mas o que esses gestores ainda não perceberam é que dá para melhorar um processo seletivo sem dispor de tantos recursos. É claro que quanto mais esse trabalho receber investimentos, melhor para a empresa. Contudo, é possível fazer mais com menos na hora de atrair talentos.

Veja, a seguir, algumas ideias do que pode ser feito em qualquer organização:

Personalize suas ações de recrutamento e seleção

Recrutar e selecionar candidatos de diferentes gerações, sem levar em conta suas expectativas ou comportamentos, é um erro que já deveria ter ficado no passado de muitos RHs. O problema é que diversos profissionais da área insistem em cometer essa falha e lidam com um executivo da mesma maneira que analisam um futuro estagiário.

Pesquisas mostram que os jovens sentem aversão aos processos seletivos pouco inovadores. Em contrapartida, executivos ou profissionais veteranos apreciam a boa e velha entrevista de emprego e talvez sintam dificuldades em lidar com muitas inovações – como vídeos, etapas de triagem online, jogos, dentre outros recursos utilizados para recrutar jovens talentos.

Sendo assim, a melhor saída para o RH é personalizar suas ações de recrutamento e seleção, criando novas e diferentes estratégias para abordar cada tipo de candidatos.

Use as redes sociais como ferramentas de trabalho

O acesso às redes sociais no trabalho, bem como sua utilização como ferramenta de RH, já foi um assunto muito polêmico no passado, mas nos dias de hoje, é impossível ignorar a relevância das redes, especialmente em um trabalho de atração de talentos feito no Brasil – onde o acesso à internet e as redes sociais batem recordes.

As redes sociais podem ser exploradas de diversas maneiras pelo RH, seja na fase de divulgação de uma vaga ou da marca empregadora, seja na checagem do perfil de um candidato.

Há ainda a possibilidade de usar as redes sociais durante o próprio processo seletivo. Inúmeras empresas aproveitam as plataformas de vídeo (como o Youtube, por exemplo) em uma das etapas de seleção de jovens talentos.

É preciso considerar ainda que os custos com a utilização das redes sociais podem pesar pouco no orçamento do RH. Portanto, considere explorar esse recurso na sua gestão de pessoas.

Capacite a equipe de RH

Os profissionais de RH têm fundamental importância nos processos seletivos, afinal, eles são os responsáveis por triar os candidatos, lidar com as demandas e necessidades da empresa em relação ao capital humano, conduzir todas as etapas (da seleção à contratação) e encontrar os melhores talentos.

Vale ainda mencionar que a equipe de RH estabelece o primeiro contato do candidato com a empresa. Dependendo da performance do time, o profissional pode decidir se segue ou não no processo seletivo.

A atuação da equipe de recrutamento precisa ser produtiva ao máximo. Estudos mostram que cada candidato passa, em média, por duas entrevistas ao longo de um processo seletivo. Pode parecer pouco, mas essas conversas não forem assertivas, elas servirão apenas para tomar o tempo de seus funcionários ou podem resultar em contratações erradas.

Por isso, o líder da área deve promover a capacitação constante de sua equipe. Em alguns casos, é necessário desenvolver no time até algumas competências que a faculdade nem sempre ensina, tais como boa comunicação, empatia, organização, respeito para com a pessoa, dentre outras.

A equipe de RH também deve ter domínio de todas as ferramentas utilizadas na gestão de pessoas. Por mais óbvio que seja essa recomendação, ela ainda é ignorada por inúmeros gestores.

Descubra novas maneiras de “caçar talentos”

Já se foi o tempo em que os profissionais de RH permaneciam passivos, em suas salas, a espera de um talento. Mesmo nos tempos de crise, em que várias pessoas saem em busca de um emprego, a área de gestão de pessoas precisa ir ao encontro do profissional desejado. Até porque, em alguns casos, o talento que a companhia tanto precisa pode estar empregado. Logo, é preciso abordá-lo.

Existem diversas maneiras de “caçar” novos talentos, além da usual divulgação de vagas em bancos de emprego. Uma delas é a indicação, popularmente chamada de QI (quem indica).

Por mais que ainda sejam alvos de preconceito no ambiente corporativo, as indicações podem render bons resultados para o RH, especialmente quando partem de profissionais talentosos. Curiosamente, o Brasil é o segundo país no mundo que mais aceita recomendações para preencher vagas.

Outra boa opção, especialmente para o recrutamento de estagiários e trainees, é a feira de emprego. Esse tipo de evento costuma acontecer com frequência em universidades ou salões de estudantes.

Seja como e onde for, aposte em novas maneiras de encontrar os talentos. Esse é um importante passo para inovar e melhorar o seu processo seletivo.

Trabalhe em sintonia com a liderança da empresa

A maioria das ações que partem do RH precisa de total apoio dos líderes. São eles que fazem a gestão de pessoas acontecer no dia a dia, e nos trabalhos de recrutamento e seleção não seria diferente.

O gestor é a principal fonte de informações sobre o perfil do profissional desejado. Com a ajuda dele, o RH consegue definir as competências necessárias para determinado cargo.

O líder também tem papel preponderante nas etapas decisivas da contratação. Na fase de entrevistas, por exemplo, sua opinião é indispensável.

Logo, o RH jamais pode dispensar a atuação do gestor. Além de convocá-lo para tal tarefa, é preciso suprir suas necessidades com informação e treinamento constante. Uma liderança capacitada e atuante rende bons frutos a qualquer RH.

Agora que você já conhece esses 5 passos para melhorar seu processo seletivo, veja também o check-list de como fazer uma seleção com foco e objetividade.

Logo Branca - Grupo Socium

Endereço: Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro, Mogi das Cruzes – SP

CEP: 08730-120

Telefone: (11) 93390-4974

Institucional

Sobre a Socium

Blog

Materiais Gratuitos

Fale Conosco

Soluções

Socium Consultoria

Socium Assessment

Recomendado só para você!
Com essa nova Lei Nº 13.429/17 sobre a Terceirização e Trabalho Temporário,…
Cresta Posts Box by CP