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People Analytics – O que é e como aplicar na sua empresa?

Seja Capaz De Prever O Futuro, Otimizar Seus Lucros E Evitar Desastres Dentro Da Sua Organização Com Esta Metodologia Simples E Fundamental!

Conheça o People Analytics e todo o poder escondido por trás de gráficos e métricas que, agora, são fundamentais a qualquer empresa – e que dependem do seu setor de RH!

Muito provavelmente, você já teve aquela clássica conversa do tipo…

“Amiga, esses dias eu estava pesquisando por tênis de corrida no Google e desde então não pararam de aparecem anúncios e mais anúncios sobre isso nas minhas redes sociais!”

Ou pior…

“E eu que nem pesquisei, estava comentando com o Marcos sobre seguro de vida e uns cinco bancos já me mandaram e-mail!”

Bom, o nome disso, caso não conheça, é Big Data, uma grande rede de dados compartilhados de usuários de redes sociais que é gerenciada entre anunciantes para que seus interesses te conectem a anúncios e marcas que oferecem o que “procura” e, assim, você compre mais.

“Interessante, mas, o que isso tem a ver com People Analytics?”

A estratégia por trás!

Tanto no marketing digital quanto nos recursos humanos, a utilização dos dados tem sido essencial para que tomadas de decisões sejam mais efetivas – e dinheiro caia no bolso de quem sabe analisar dados com precisão – e tudo isso é possível graças à indústria 4.0!

Portanto, caso queira entender como o People Analytics funciona e como você pode realmente prever o futuro através dos dados e, assim, otimizar os seus lucros, continue conosco…

O que é o People Analytics?

Portanto, partindo primeiramente da definição, People Analytics é o nome dado à metodologia de análise de dados e resultados gerados por pessoas (capital humano).

Sendo assim, quando falamos de people analytics, não nos referimos a um sistema ou a uma plataforma em si, mas a todo o conceito e metodologia que é aplicada nessas plataformas e sistemas.

Como funciona o People Analytics?

Desse modo, o people analytics pode ser aplicado em 5 etapas, que partem desde a definição do objetivo até a previsão dos resultados futuros do seu negócio.

O objetivo dessa metodologia é fornecer dados precisos para que suas tomadas de decisões sejam cada vez mais assertivas e focadas no sucesso da sua empresa, portanto, é importante se atentar a cada etapa do processo.

1 – Defina o seu objetivo

O primeiro passo é a definição do seu objetivo, em relação ao seu departamento pessoal, sendo assim, primeiro, realize um levantamento dos maiores problemas enfrentados pelo setor para que, assim, eles possam ser solucionados.

Vamos usar, como exemplo, a redução do Turnover (Rotatividade).

2 – Colete os dados

O segundo passo é realizar a coleta dos dados, para isso, é importante construir um banco de dados, caso a sua empresa ainda não possua.

Os dados coletados devem estar relacionados à problemática levantada no primeiro passo, contudo, tome muito cuidado para não desconsiderar informações correlacionadas ao seu objetivo – resumindo, não deixe pontas soltas, tenha o máximo de informações possíveis e as organize por períodos de apuração.

3 – Identifique seus KPIs

Com os dados coletados, chega o momento de definir as suas métricas…

Para isso, é importante definir os KPIs a serem avaliados, ou seja, os indicadores-chave que irão informar se dado problema está sendo solucionado ou apenas se agravando.

4 – Acompanhe as KPIs e valide suas hipóteses

Definidas as KPIs, as acompanhe, à medida em que implanta ações para solucionar o problema, essa versatilidade é que garante a efetividade ao final do processo e evita surpresas como:

“Não era bem isso o que esperávamos!”

5 – Preveja o futuro!

Por fim, realizadas todas essas ações, você não pode simplesmente deixar o seu departamento como está…

É necessário manter uma recorrência de desenvolvimento e aprimoramento, caso contrário, tanto esforço não terá valido de nada…

Para isso, planeje suas ações futuras e se mantenha as acompanhando, assim, a tendência dos seus gráficos de desempenho se mantém positiva!

Conte com a consultoria do Grupo Socium para ter uma empresa constantemente produtiva!

Portanto, se acredita que o People Analytics é uma solução mais do que válida para otimizar a sua empresa, conte com a consultoria do Grupo Socium para alavancar os seus resultados.

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