Post 800x500 36 - Grupo Socium

Por que investir no aperfeiçoamento profissional dos funcionários?

Na área de RH, muito é dito sobre a importância de as empresas investirem periodicamente em treinamentos e capacitações para seus colaboradores. Entretanto, ainda existe muita dúvida em relação a quais benefícios exatamente são advindos do aperfeiçoamento profissional dos funcionários de uma organização.

Este artigo foi criado com o intuito de esclarecer, de uma vez por todas, os motivos que tornam o crescimento profissional dos colaboradores um investimento não apenas inteligente, mas fundamental para qualquer organização. Assim, listaremos cada uma das vantagens e explicaremos como o desenvolvimento da empresa é influenciado por elas. Continue a leitura e confira!

Competitividade e inovação

Ao contratar um profissional capacitado e com boa formação, é comum que muitas empresas cometam o erro de acreditar que não existe a necessidade de investir em treinamentos e cursos, uma vez que já contam com um profissional competente e atualizado.

Porém, com a velocidade com que alterações ocorrem na tecnologia, em modos de comunicação e em vários setores que afetam diretamente todo empreendimento, é ingenuidade pensar dessa forma.

Apenas por meio de investimentos diretos no aperfeiçoamento profissional dos colaboradores, pode-se estabelecer força competitiva no mercado que a empresa está inserida. Portanto, não adianta a equipe contar com recursos e equipamentos de qualidade se os seus colaboradores não estiverem treinados e preparados.

Valorização do colaborador

Trata-se de um aspecto bastante ressaltado na área de RH: o reconhecimento do profissional pela empresa. Ao investir no avanço da carreira e na formação de uma pessoa empregada, a mensagem que a organização passa é clara: ela reconhece e valoriza o papel desempenhado pelo profissional no negócio.

Além disso, quando o investimento é realizado, de forma organizada e planejada, por exemplo, em planos de carreira, isso influencia significativamente na motivação do colaborador. Isso acontece porque os objetivos do profissional em relação à sua carreira e os objetivos da empresa para ele se alinham. Logo, o engajamento aumenta, e isso é refletido na diminuição de taxas, como a de turnover e de absenteísmo.

Redução de custos

Além das taxas de turnover e demissão, com o investimento no aperfeiçoamento profissional dos colaboradores, também há redução expressiva de custos com processos seletivos, contratação, onboarding e outros procedimentos relacionados à integração de novos profissionais.

Clima organizacional

A cultura de uma empresa e o modo como seus colaboradores se comunicam desempenham papéis importantes na definição do clima do ambiente de trabalho. Já que funcionários que passam tempo juntos em diferentes situações tendem a se entender melhor, a oferta de cursos e treinamentos é também uma excelente oportunidade para melhorar a harmonia entre os colaboradores.

Mesmo atualmente, em muitas empresas, ainda existem casos de negligência em relação ao aperfeiçoamento profissional dos colaboradores e, muitas vezes, por medo de perder o funcionário e o investimento realizado na formação dele. Quem adota essa postura perde ao não perceber que, com a abordagem correta, é possível garantir não apenas o funcionário e o investimento, mas o desenvolvimento da companhia.

E agora, você já sabe exatamente por que uma empresa deve investir em seus funcionários? Se você gostou do artigo e não quer perder mais nenhum como este, é só seguir nossas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

Logo Branca - Grupo Socium

Endereço: Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro, Mogi das Cruzes – SP

CEP: 08730-120

Telefone: (11) 93390-4974

Institucional

Sobre a Socium

Blog

Materiais Gratuitos

Fale Conosco

Soluções

Socium Consultoria

Socium Assessment

Recomendado só para você!
Fazer uma contratação eficiente e certeira é uma tarefa difícil e de…
Cresta Posts Box by CP