Post 800x500 30 - Grupo Socium

Saiba agora porque implantar o RH estratégico na sua empresa!

O RH estratégico está inserido em um modelo de gestão que admite diversas ferramentas para atingir a eficiência dos processos e a motivação dos colaboradores. Além disso, ele interage integralmente com os outros setores de uma empresa.

Isso é o que diferencia o RH estratégico do tradicional, que visa apenas o recrutamento e seleção de pessoal. Já o estratégico, visa potencializar e desenvolver melhor os seus profissionais.

Neste post, explicaremos exatamente o que é o RH estratégico e quais são as vantagens de sua implementação. Continue com a leitura até o fim!

O que exatamente é o RH estratégico?

Nem sempre o RH foi visto como fundamental ou estratégico pelas empresas. Em épocas remotas, como a Primeira Revolução Industrial, os trabalhadores eram vistos apenas como instrumentos de trabalho, sem muitos direitos, porém com muitas obrigações.

Assim, surgiu o RH, para estabelecer um equilíbrio entre funcionário e empresa, com objetivo de gerar vantagens para ambos os lados. Antigamente, era um setor bem operacional, o qual tratava mais de questões burocráticas e rotinas.

À medida que o mercado foi progredindo, houve a necessidade de mudanças no RH, a fim de oferecer funções mais estratégicas e arrojadas.

Agora, o RH estratégico faz a gestão integrada entre todos os setores de uma organização, o qual também participa de seu planejamento e decisões importantes. Os gestores devem trabalhar sempre alinhados ao objetivo da empresa em geral, assim como em seu setor.

Esse método foca no desenvolvimento de pessoas e empresas, utilizando técnicas modernas para o crescimento dos negócios e de seus funcionários, sempre com o objetivo de beneficiar mutuamente as partes.

Como implementar o RH estratégico em uma empresa?

Para transformar o RH tradicional de sua empresa em um método estratégico para os negócios, é necessário seguir alguns passos. Dentre eles podemos destacar:

Mapeie os processos da empresa

De forma clara e simples, o mapeamento de processos identifica as informações, o fluxo dos dados das partes envolvidas, as capacidades e recursos da organização como um todo. Com todas essas informações, o RH consegue ter uma visão holística dos processos e pessoas a serem melhor trabalhados dentro da empresa.

Implante novos processos e ferramentas

Novos processos e ferramentas de auxílio à gestão sempre são lançados no mercado. Aproveite para atualizar o seu negócio com técnicas avançadas, como a gamificação e o brainstorming, os quais promovem uma melhor interação entre pessoas. Nesses momentos, podem surgir novas ideias para alavancar o sucesso dos negócios.

Retenha novos talentos

Não basta apenas selecionar bons colaboradores para sua empresa. É preciso também estimular a sua permanência na organização. Desse modo, desenvolva políticas internas de retenção de talentos, para que eles continuem motivados a contribuir para o progresso da empresa.

Acompanhe regularmente as métricas de resultados

Medir os resultados é fundamental para que a estratégia siga alinhada aos objetivos da empresa. Assim, fica mais fácil para o RH estratégico estabelecer metas e tomar melhores decisões em diferentes situações. Para isso, adote KPI’s que serão capazes de demonstrar realmente as condições da organização.

Conte com a tecnologia

Para obter resultados eficientes, é necessário contar com as novas tecnologias desenvolvidas, como o trabalho remoto, entrevistas à distância, entre outros, de modo a serem usadas sempre a favor do crescimento da companhia. Também, é essencial ter um software de recrutamento e seleção, que automatize boa parte do processo e torne a triagem dos candidatos mais efetiva.

Quais as vantagens de implementar o RH estratégico?

Com o RH estratégico, é possível obter as seguintes vantagens:

  • melhor adequação dos colaboradores às perspectivas da empresa;
  • integração de atividades;
  • eficiência no recrutamento e seleção de pessoal;
  • diminuição da rotatividade de funcionários;
  • proporciona um ambiente de trabalho mais produtivo, etc.

Agora que você já conhece os principais pontos de um RH estratégico, é hora de colocar tudo isso em prática. Com isso, será possível manter-se à frente no mercado e posicionar-se como uma boa empresa para trabalhar e crescer o que, consequentemente, acarreta no sucesso total da empresa.

Gostou do nosso post sobre RH estratégico? Aproveite a sua visita e conheça também sobre a avaliação comportamental, por que sua empresa não pode deixar de fazer!

Logo Branca - Grupo Socium

Endereço: Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro, Mogi das Cruzes – SP

CEP: 08730-120

Telefone: (11) 93390-4974

Institucional

Sobre a Socium

Blog

Materiais Gratuitos

Fale Conosco

Soluções

Socium Consultoria

Socium Assessment

Recomendado só para você!
Competências técnicas e comportamentais trabalham com a aptidão profissional das…
Cresta Posts Box by CP