Post 800x500 19 - Grupo Socium

Saiba como criar um budget de recursos humanos!

Muitos profissionais de RH sabem que uma das dificuldades mais comuns em trabalhar na área é em relação aos recursos disponíveis para o setor, principalmente quando o assunto é orçamento.

Isso porque o budget de Recursos Humanos é um dos mais negligenciados dentro das empresas, o que acarreta prejuízos para vários procedimentos vitais para a saúde e crescimento do negócio.

Para saber como definir esse valor corretamente, continue a leitura!

O que é budget de recursos humanos?

Basicamente, o budget, ou orçamento, é o valor financeiro total que a empresa destina para que o RH realize todos os seus procedimentos, por um período determinado. Portanto, todos os custos de contratação, desligamentos, salários, encargos trabalhistas, entre outros, são quitados a partir desse montante especificado para o departamento.

Assim, é de extrema importância que a definição do budget de recursos humanos seja realizada de maneira adequada e eficiente. Para isso, é fundamental considerar alguns fatores que influenciam nesse processo.

O que considerar ao definir o budget de recursos humanos?

Antes de concentrar na criação do orçamento seguinte, é essencial certificar-se de que os recursos já estão sendo utilizados de maneira adequada. Ou seja: que não há maneira mais eficiente de realizar os procedimentos com a renda disponibilizada.

Uma das principais soluções para melhorar a situação do orçamento de RH é otimizar o aproveitamento do budget ao reduzir custos.

Otimize o orçamento

Uma das maneiras mais tradicionais de reduzir custos para o RH é terceirizando serviços que não precisam ser realizados por funcionários da própria empresa, como de limpeza e segurança. Ademais, existem maneiras de evitar gastos com horas extras desnecessárias, como adotar um sistema de banco de horas.

Defina indicadores

Todo processo de gestão bem-sucedido passa por etapas, nas quais, o importante é diagnosticar um cenário e fornecer dados relevantes para a criação de soluções eficientes. Dessa forma, é fundamental que haja o uso de indicadores que possam ser interpretados e auxiliem na resolução do budget.

A melhor forma de usar indicadores é se certificando de que eles apontam informações importantes para o diagnóstico do setor, no caso do orçamento é importante estar atento a indicadores, como:

  • número de colaboradores;
  • taxa de turnover;
  • taxa de absenteísmo;
  • gastos com a folha de pagamento.

Projete possíveis cenários

Todo orçamento está vulnerável a não conseguir contornar desafios que possam aparecer e que não estavam previstos. Uma das formas de lidar com essa questão é por meio da redefinição do budget periodicamente, chamado de forecast. Entretanto, uma maneira de solucionar essa imprevisibilidade é utilizando cenários e situações hipotéticas, que possam auxiliar na criação do budget de recursos humanos para atender as necessidades reais do setor.

Definir o orçamento de uma das áreas mais importantes de uma empresa não é uma tarefa fácil. Além disso, infelizmente é comum, ainda, existir uma distância entre o planejamento estratégico do negócio e o RH, o que torna ainda mais complicado a resolução do orçamento.

Com o uso de indicadores adequados e métodos para otimizar a utilização dos recursos, é possível converter adversidades em crescimento constante, para a empresa e para o budget de Recursos Humanos.

Agora, você já sabe o que precisa para definir um orçamento para o RH. Você tem alguma dica ou sugestão? Comente abaixo e participe!

Logo Branca - Grupo Socium

Endereço: Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro, Mogi das Cruzes – SP

CEP: 08730-120

Telefone: (11) 93390-4974

Institucional

Sobre a Socium

Blog

Materiais Gratuitos

Fale Conosco

Soluções

Socium Consultoria

Socium Assessment

Recomendado só para você!
Uma promoção de cargo em uma empresa é um momento…
Cresta Posts Box by CP