Post 800x500 15 - Grupo Socium

Saiba como fazer o feedback com os funcionários corretamente

Um das ferramentas de desenvolvimento mais importantes na carreira de um profissional é o feedback, pois é através deste processo que ele entende mais sobre o seu desempenho e o que a empresa espera dele.

No departamento de recursos humanos este já é processo corriqueiro, mas nem sempre simples, pois ele lida com diferentes tipos de pessoas mas muito necessário visto que quando não é realizado pode afetar o bom andamento das atividades da empresa e o clima organizacional do ambiente.

É possível tomar algumas medidas para simplificar este momento e, como forma de ajudar você que é profissional de RH e precisa utilizar esta ferramenta em suas tarefas diárias, este artigo reúne dicas de como fazer o feedback da maneira correta e torná-lo em um processo muito mais simples e fácil.

O que é feedback?

O feedback nada mais é que um momento de devolutiva ao funcionário sobre o seu desempenho, conduta e resultados até aquele momento, podendo este ser escrito ou oral em uma pequena reunião.

Atualmente algumas empresas usam até mesmo o Whatsapp para isso, já que ele já se tornou uma ferramenta no dia a dia de trabalho de muitas organizações.

Ainda há uma resistência muito grande por parte de alguns colaboradores que não entendem completamente o que é feedback e qual o seu objetivo, muito menos a importância da realização deste processo para toda a organização. Isso porque acreditam que este momento seja de broncas do chefe, queixas e lições de moral, por esses motivos o departamento de RH precisa sempre buscar maneiras de tornar o feedback em algo mais simples e leve para acabar com esta má impressão dos funcionários.

Importância do feedback

Quando o feedback para funcionários é bem-sucedido, ele auxilia no bom andamento das atividades tanto do funcionário quanto de toda a empresa.

Essa que é uma das maiores estratégias de motivação do funcionário e de avaliação comportamental pode trazer vantagens tanto para o colaborador quanto para a empresa, como:

A importância do feedback se torna nítida quando esses e outros benefícios são contemplados após a realização deste processo, pois o colaborador passa a se sentir mais valorizado pela empresa e com isso se sente mais engajado a trabalhar para a mesma, contribuindo para a mudança até mesmo de todo um setor!

Como fazer o feedback?

A forma de conduzir um feedback para funcionários de forma a obter sucesso e deixá-lo tranquilo depende bastante de você. Abaixo listamos algumas dicas que são infalíveis para tornar o processo mais fácil.

  • Prepare-se e escreva um roteiro do que será tratado
  • Quebre o gelo com o colaborador, pois se falar de assuntos profissionais logo de cara pode perdê-lo
  • Seja transparente quanto aos assuntos que serão tratados
  • Comece citando os pontos fortes do colaborador
  • Cite os pontos a melhorar
  • Logo após apresente um plano de ação que contribuirá para melhorar aquilo que foi observado, seja um treinamento ou outro procedimento.

Agora que você já sabe como fazer o feedback e qual a importância deste processo para a empresa, acesse o nosso site para saber como podemos te ajudar neste aspecto!

Logo Branca - Grupo Socium

Endereço: Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro, Mogi das Cruzes – SP

CEP: 08730-120

Telefone: (11) 93390-4974

Institucional

Sobre a Socium

Blog

Materiais Gratuitos

Fale Conosco

Soluções

Socium Consultoria

Socium Assessment

Recomendado só para você!
Uma equipe bem treinada e capacitada é muito importante no…
Cresta Posts Box by CP