Post 800x500 28 - Grupo Socium

Técnica pomodoro para o RH: entenda mais sobre ela!

Índice

Independentemente do momento, uma gestão de tempo eficiente é essencial para melhorar a produtividade, seja nos estudos, no trabalho ou na vida pessoal. Dessa forma, diversas técnicas prometem ajudar no planejamento, organização e execução de atividades para melhorar o desempenho.

O objetivo deste artigo é apresentar a técnica pomodoro para o RH. Vamos explicar o que é, a importância de seu funcionamento e os principais benefícios para você e sua empresa!

Ficou interessado? Então continue a leitura até o final!

 

1. Em que consiste a técnica pomodoro?

 

A técnica consiste em executar uma tarefa com total concentração e sem interrupções por determinados períodos, sendo que entre esses são feitos intervalos de descanso. Geralmente o tempo de concentração é de 25 minutos com intervalo de cinco minutos e após quatro ciclos é feito um intervalo maior.

Ela foi desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo para auxiliá-lo na concentração durante sua faculdade. O nome pomodoro, tomate em italiano, está associado ao uso de um timer de cozinha no formato desse fruto como ferramenta.

 

2. Qual a importância de estabelecer o tempo de descanso?

 

Ao longo dia, principalmente no trabalho, sofremos várias interrupções por distrações externas às nossas atividades que reduzem a produtividade e fazem com que as tarefas não sejam finalizadas e se acumulem.

A técnica pomodoro limita essas distrações para que no tempo de execução da tarefa toda a energia e foco sejam concentrados na execução dela. Sendo assim, os intervalos de descanso são extremamente importantes para que você recupere sua energia para o próximo ciclo e mantenha o ritmo de produtividade sem desanimar.

 

3. Quais são os principais benefícios?

 

Permite uma concentração maior

Os intervalos servem justamente para limitar as distrações, sendo assim, você se concentra no momento de executar suas tarefas, pois sabe que após esse tempo há um intervalo para o descanso, que funciona como uma recompensa.

Melhora a produtividade

Você consegue melhores resultados pelo fato de não perder tempo com distrações e, como consequência, tem maior produtividade em suas atividades. A técnica pomodoro para o RH tem consequências positivas para os indivíduos e para a empresa.

Evita distrações enquanto estiver fazendo as atividades

Os ciclos de foco e descanso fazem com que você tenha maior rendimento e não sofra com distrações, principalmente quando dentre as ferramentas de trabalho estão as redes sociais para o processo seletivo de candidatos, por exemplo.

Melhora a motivação

O alcance de resultados e metas em virtude da utilização da técnica na empresa mantém a motivação dos colaboradores para continuar obtendo esses resultados, pois ela proporciona a sensação de missão cumprida.

Melhora o engajamento da equipe

Como a cada quatro ciclos a técnica estipula intervalo maior de cerca de 15 ou 20 minutos, a equipe que utiliza desta técnica pode interagir mais e trocar ideias e opiniões, o que resulta em maior engajamento.

É preciso destacar, no entanto, que a utilização de uma técnica não é suficiente para melhorar a gestão de tempo. É preciso haver disciplina para obter resultados satisfatórios.

Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário!

Logo Branca - Grupo Socium

Endereço: Rua Engenheiro Eugênio Motta, 60 – Centro, Mogi das Cruzes – SP

CEP: 08730-120

Telefone: (11) 93390-4974

Institucional

Sobre a Socium

Blog

Materiais Gratuitos

Fale Conosco

Soluções

Socium Consultoria

Socium Assessment

Recomendado só para você!
Como os comportamentos dos candidatos podem ser analisados durante testes…
Cresta Posts Box by CP